Com objetivo de discutir a valorização e participação das mulheres que trabalham na zona rural acreana, o Instituto Federal do Acre (IFAC) realiza, nos dias 25 e 26 de maio, o “Encontro de Mulheres do Território Rural do Baixo Acre e Tarauacá-Envira: Gerando e Produzindo Interlocução para o Desenvolvimento Territorial”. O evento, que acontecerá no campus Rio Branco, pretende discutir os avanços e desafios relacionados ao desenvolvimento rural sustentável, como também a participação das mulheres nesta área.
Organizado pelos Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial do IFAC, dos campi Rio Branco e Tarauacá, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PROINP), o encontro contará com a presença de representantes do Governo do Estado, Ministério Público do Acre e instituições financeiras locais. As atividades serão abertas a toda comunidade.
Números
Dados do Censo Demográfico de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que metade dos municípios que faz parte das regionais do Baixo Acre e Tarauacá-Envira conta com mais de 50% da população residindo na zona rural. Em relação às mulheres, este número chega a mais de 48,9 mil, o que representa 45,6% do total de moradores rurais nas duas regiões.
De acordo com o pró-reitor da PROINP, Luis Pedro de Melo Plese, as discussões voltadas à mulher na zona rural contribuem para a redução das desigualdades, ampliam o respeito à diversidade, como também à solidariedade e justiça social. “É preciso discutir a valorização da participação e maior inserção das trabalhadoras rurais nos debates sobre qual desenvolvimento territorial queremos”.
Programação
O “Encontro de Mulheres do Território Rural do Baixo Acre e Tarauacá-Envira” terá início no dia 25 de maio, às 09 horas, com a realização de cerimônia de abertura, no campus Rio Branco, localizado no bairro Xavier Maia.
Para a data já estão confirmadas as presenças da secretária de Políticas para Mulheres do Estado do Acre, Maria Conceição Maia de Oliveira, do secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar do Estado do Acre, João Thaumaturgo Neto, e da coordenadora do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego no Campo (Pronatec-Campo), professora Rubya Mara Rezende Madella Martins. Além da participação da procuradora-geral do Ministério Público do Acre, Patrícia de Amorim Rêgo.
No dia 26 de maio, as atividades terão início às 8h30, com mesa-redonda sobre o papel da trabalhadora rural na sociedade. A partir das 10 horas, representantes de instituições financeiras estaduais realizam apresentação sobre financiamentos e projetos de apoio à mulher produtora rural. No período vespertino, os participantes do evento irão integrar grupos de trabalho sobre os temas “Violência contra as mulheres trabalhadoras rurais” e “O papel da trabalhadora rural na sociedade”. As atividades estão previstas para encerrarem às 17 horas.
Diretoria Sistêmica de Comunicação – DSCOM
Tel: 68 2106-6867 | Cel: +55 68 99901-8057