O prefeito de Mâncio Lima, Issac Lima (PT) lidera a lista dos prefeitos mais bem avaliados do Estado, após os primeiros cem dias de administração. Ele tem 69,1% de conceitos ótimo e bom por parte da população do município, contra 1,7% de conceitos ruim ou péssimo, Para 28,3% dos eleitores, sua administração é regular.
Ele é o destaque da pesquisa A TRIBUNA/Data Control que avaliou dez prefeituras acreanas, No polo oposto está o prefeito de Marechal Thaumaturgo, Isaac Piyako, do PMDB, que soma 27% de conceitos ótimo e bom contra 13% de conceitos ruim e péssimo, com 35% de avaliação regular. Interessante, neste caso, é que 15% dos consultados não souberam ou não quiseram avaliar a ação do prefeito.
Em segundo lugar entre os melhores prefeitos está o de Porto Walter, reeleito em 2016, Zezinho Barbary (PMDB), com 67,1% de conceitos ótimo e bom contra 8,6% de conceitos ruim ou péssimo e 24,3% de avaliação regular. Logo após, Sebastião Correia (PMDB) 59,9% dos eleitores o avaliando como ótimo ou bom, 6,3% como ruim ou péssimo e 3% como regular,
O prefeito Marcus Alexandre, de Rio Branco, está em quarto lugar, mas ainda com uma avaliação muito boa. Para 54,9% dos moradores da capital, os primeiros 100 dias de sua segunda gestão foram ótimos ou bons, contra 9,1% que a avaliaram como ruim ou péssima e 34,5% que consideraram regular. O prefeito já havia explicado que o grande volume de chuvas que caiu sobre a capital nos primeiros meses do ano prejudicou o trabalho nas ruas e avenidas e uma série de ações da prefeitura. Confira o quadro da pesquisa.
Issac Lima, de Mâncio Lima é o mais bem avaliado
Pela pesquisa Data Control/A TRIBUNA, o prefeito Issac Lima, do PT lidera entre os melhores prefeitos eleitos em 2016. Ele vem obtendo grande apoio popular com uma administração voltada para a solução dos graves problemas da área urbana da cidade e com amplo respaldo político na Câmara Municipal e apoio do governo do Estado, Eis o quadro de avaliação do prefeito.
Prefeito da capital mantém bons índices de apoio popular
Mesmo passando por problemas graves de excesso de chuvas – 2017 foi o ano com maior precipitação de chuvas na capital – o prefeito Marcus Alexandre mantém excelente nível de popularidade, mesmo com ataques incessantes da população. Seus índices se mantém dentro da margem de erro de pesquisas e levantamentos anteriores. Eis o quadro completo da pesquisa na capital.
Cinco prefeitos são mal avaliados na pesquisa
Os prefeitos de Jordão, Acrelândia, Brasileia, Sena Madureira e marechal Thaumaturgo tem avaliações negativas, ou seja, a soma de conceitos ótimo e bom não alcança pelo menos metade dos entrevistados. Os casos mais graves são de Marechal Thaumaturgo e de Sena Madureira.
Em Sena Madureira, o prefeito Mazinho Serafim, do PMDB, tem baixos índices. Ele soma 40,9% de conceitos ótimo e bom contra 15,5% de ruim ou péssimo e é considerado regular por 38,3% da população. Naquele município, 5,4% dos eleitores não souberam ou quiseram avaliar o desempenho do prefeito.
Nota metodológica
A pesquisa A TRIBUNA/Data Control foi realizada entre os dias 25/03 a 17/04/2017, por meio de entrevistas domiciliares nos respectivos municípios com utilização de questionário elaborado de acordo com os objetivos da pesquisa e sorteio aleatório dos entrevistados. O tamanho da amostra foi de: Mâncio Lima, 120; Porto Walter, 70; Rodrigues Alves, 110; Rio Branco, 1350; Capixaba, 90; Jordão 70; Acrelândia, 100; Brasiléia, 150; Sena Madureira, 220 e Marechal Thaumaturgo 100. A margem de erro é de 3% em intervalo de segurança de 95%.
Jornal A Tribina