O Escritor Tarauacaense Isaac Melo, usou uma rede social para publicar um texto onde o mesmo afirma que o primeiro prefeito de Tarauacá não foi Antônio Antunes de Alencar. De acordo com Melo, o primeiro prefeito foi o Doutor Sansão Gomes.
O blogueiro Reginaldo Palazzo do Blog Tarauacá , escreveu em sua página que apesar de muitos pensarem que ele era médico, Dr. Sansão é oriundo da advocacia. Em 24/04/1913 passou a ser o 1º Intendente. Já no mês seguinte no dia 23/05, promulgou o Código de Postura Municipal. Em suas administração o curro municipal em 16/07/1918 foi inaugurado. Formou a Sociedade para que se adquirissem fundos para a construção do Hospital, subindo inclusive os rios Tarauacá e Muru com esse objetivo, obra essa concretizada pelo Capitão Hipólito de Albuquerque em 1928. Também era primo de Mathias Olímpio de Melo, 2º Juiz dessa Comarca e de José Higino de Souza. Todos procedentes do Piauí.
Isaac Melo escreveu o seguinte:
“SANSÃO GOMES: Há um erro histórico de se dizer que o primeiro prefeito de Tarauacá foi Antonio Antunes de Alencar. Este foi do Departamento do Tarauacá, que era composto por Vila Seabra, Vila Jordão e Vila Feijó.
A sede do departamento era Seabra, e em 1913, esta foi elevada à condição de cidade, sendo Sansão Gomes escolhido como Intendente, nomenclatura que perdurou até 1930, para aquilo que hoje chamamos de prefeito.
Portanto, o primeiro prefeito de Tarauacá foi Sansão Gomes e o primeiro prefeito do Departamento do Tarauacá foi Antonio Antunes de Alencar.
Sansão Gomes de Sousa era natural de Teresina, Piauí, onde nasceu em 1.º de junho de 1887. Ainda criança veio para Belém, Pará, onde fez curso de humanidades, e, em seguida, matriculou-se na Faculdade de Direito do Pará. Em 20 de abril de 1911, cursando ainda o quarto ano de faculdade, veio para a então Foz do Muru, para ocupar o cargo de escrivão do Posto Fiscal. No ano seguinte, 1912, forma-se em Direito. E retorna para Tarauacá. Deve-se a ele a criação da primeira escola de Tarauacá, a escola “Lauro Sodré”.
Quando foi instalada a cidade, Sansão Gomes foi escolhido o primeiro Intendente, permanecendo no cargo por oito anos, isto é, até 1920, quando os departamentos foram extintos, passando a ser reunidos numa única prefeitura. Depois é nomeado juiz suplente do 1.º Termo da Comarca, e, em 1922, pelo presidente Epitácio Pessoa, é nomeado Promotor Público de Tarauacá, cargo que ocupava quando faleceu, no dia 14 de abril de 1931, em Belém do Pará, aos 43 anos de idade.
Em Tarauacá há um hospital e uma rua que levam o nome de Sansão Gomes.
Escrito por por Isaac Melo
Foto Destacada: Blog Tarauacá Notícias