Fundação Brasil Sustentável
Em seu programa na TV e no Rádio, a REDE faz uma breve apresentação da Fundação Brasil Sustentável. Comandada pela ex-senadora Heloísa Helena, a equipe da fundação irá percorrer todo o país nos próximos meses discutindo o cenário atual sob o ponto de vista de três eixos principais: educação, combate às desigualdades e o desenvolvimento sustentável. “Nós, da Fundação, estaremos iniciando o debate com a sociedade porque não nos consideramos os “iluminados”, donos da verdade absoluta. A gente sabe que isso é um grande desafio e a gente espera estar à altura dessa honra que o Brasil possa nos dar de estarmos juntos apresentando as melhores propostas para um Brasil sustentável”, explica Heloisa Helena.
Lugar de Mulher
O programa da REDE também se dedica a defender a participação da mulher na política brasileira, onde só 10% dos congressistas são mulheres – que correspondem a metade da população. “Talvez seja a participação da mulher a resposta para reverter esse quadro todo que nós fizemos de corrupção”, diz Joenia Wapichana, a primeira mulher indígena a se graduar em Direito. Para a REDE, a democracia só será plena com mais participação das mulheres nas decisões sobre os rumos do país e celebra a legislação que garante a presença de, no mínimo, 30% de mulheres entre os candidatos e respeitamos a autodenominação dos transgêneros. Na REDE, em vez de um presidente, são dois porta-vozes que são sempre uma mulher e um homem.
Participações especiais
O programa também conta com participações especiais – dos economistas Eduardo Gianetti e Ricardo Paes de Barros. “O nosso futuro vai ser definido fundamentalmente em sala de aula. Não é no Branco Central, não é no Ministério da Fazenda, não é no BNDES. O futuro do Brasil vai ser decidido pela qualidade do ensino fundamental que nós oferecemos para as crianças. E eu gostaria muito de ver uma liderança no Brasil que coloque a educação e conhecimento como o centro de tudo. É daí que vão nascer as esperanças e o futuro vai se renovar”, diz Gianetti, que faz uma defesa também da importância do desenvolvimento sustentável.
Produção coletiva e colaborativa
A produção do programa de rádio e TV da REDE tem à frente Gisela Moreau, coordenadora de comunicação do partido, e Frederico Maduro, que reuniram, juntamente com a Coordenação Executiva Nacional, um grupo de colaboradores para o projeto. A trilha sonora foi uma doação do músico Felipe Cordeiro.