MAIS

    TARAUACÁ: FERIADO NAS AGÊNCIAS DO MUNICÍPIO PELO DIA DOS BANCÁRIOS

    Por
    As agências bancárias de Tarauacá não funcionam nesta segunda-feira, 28 de agosto, em razão do feriado municipal alusivo a categoria, após o decreto da Prefeita Marilete atendendo uma reivindicação da categoria, aprovação pela câmara através de uma proposição da Vereadora Janaina Furtado (rede sustentabilidade).
    Vereadora Janaina Furtado fez a proposição na cãmara
    O bancário Júlio Guilherme representando dodos os profissionais do município expressou o sentimento de todos. Obrigado prefeita pela assinatura de aprovação da Lei que valoriza o bancário através do Dia do Bancário. Obrigado a vereadora Janaina Furtado por tão bem representar o povo, além de seu esforço e dedicação. Obrigado aos vereadores pela aprovação da Lei e ao Deputado Estadual Jesus Sérgio pelo empenho em sempre está presente e ajudando a quem precisa. Hoje Tarauacá passa a fazer parte de um grupo seleto de cidades que tem o dia do bancário reconhecido: Rio Branco, Feijó e Cruzeiro do Sul. Obrigado e Parabéns”, disse.

     

    Em decorrência do feriado, as contas com vencimento previsto para hoje (28) podem ser pagas na terça-feira (29), sem acréscimo de juros e multas. O feriado da categoria não vai prejudicar o pagamento de aposentados e pensionistas, uma vez que os caixas eletrônicos estarão funcionando normalmente.

    Dia do Bancário

    A origem do Dia do Bancário ocorreu na vitoriosa greve de 1951, que começou no dia 28 de agosto e durou 69 dias. Os trabalhadores de São Paulo foram os únicos a manter as reivindicações e não aceitaram a proposta inicial dos bancos de 20%. Acabaram conquistando 31% de reajuste, além de colocar em xeque a lei de greve do governo Dutra e de lançar as bases para a fundação do Dieese.

    No Acre, a história do movimento sindical bancário teve início na década de 1980. Neste período, os bancos presentes no território acreano registraram mais de 2 mil bancários, hoje o setor emprega cerca de mil profissionais. No final dos anos 1990 com o fechamento do Banco do Estado do Acre (BANACRE) a categoria encolheu no território acreano.