Nesta quarta feira, 16 de agosto, o representante do Instituto do Meio Ambiente do Acre – IMAC, em Tarauacá, esteve na Rádio nova Era FM, onde foi alertar e pedir a colaboração da população em relação às queimadas urbanas e rurais, que nesse início do mês de agosto levaram o município a registrar os maiores focos de calor no estado.
Enivaldo pediu que nesse período de seca as evitem queimadas tanto na zona rural como na zona urbana do município. “Os órgãos ambientais estão monitorando todos esses focos e o governo vai agir, responsabilizando essas pessoas que estão desobedecendo a legislação“, disse.
Os focos de calor acumulados no estado do Acre, no período de 1 de janeiro a 16 de agosto, correspondem a 940 focos. Somente este mês foram registrados 426 focos de calor, segundo dados de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), com destaque para os municípios de Tarauacá, Feijó e Cruzeiro do Sul.Na primeira quinzena de agosto Tarauacá apresentou maior acumulado de focos de calor. Entretanto, Rodrigues Alves registra o maior número de focos por quilômetro quadrado em seu território, ou seja, maior densidade de ocorrência em relação aos demais municípios.