Os serviços de melhoria na rede de abastecimento de Feijó seguem em ritmo acelerado. Um novo sistema de captação e adutora de água bruta está sendo instalado no município.
O governo do Acre, por meio do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), investe na implantação de 2,35 quilômetros de adutora de 250 milímetros e na construção de nova central que captará a água no Rio Envira.
O recurso, de R$ 2,317 milhões, foi originário de um termo de compromisso entre a gestão estadual e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
“Os trabalhos de corte no solo, instalação das tubulações e reestruturação do solo e do pavimento avançam significativamente, chegando a uma média de 85% de conclusão desta etapa”, informa o gerente do Depasa em Feijó, Antônio Nascimento.
Outros investimentos como a aquisição de bombas em balsas flutuantes e uma subestação de energia, atuaram para o pleno funcionamento da nova base de captação que trabalhará de modo alternado com o sistema já existente.
“Como o nível do Igarapé Diabinho baixa drasticamente no período estiagem, estamos eliminando a possibilidade de existir falhas no abastecimento dos moradores, por isso, vamos captar água do Rio Envira e ter uma segurança hídrica já no próximo verão”, destaca o diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães.
O atual processo de captação do Igarapé Diabinho tem uma vazão de 150 milímetros e com a implantação desta nova rede vinda da adutora no Rio Envira, será captado a 250 milímetros.
Nós últimos dois anos, mais de mil ligações domiciliares da rede de água foram feitas pelo governo Tião Viana, por meio do programa Ruas do Povo, onde atualmente o sistema possui mais 2.400 ligações.
Secom/Acre