MAIS

    FEIJÓ: Obras são realizadas no sistema de captação de água do município.

    Por

    Os serviços de melhoria na rede de abastecimento de Feijó seguem em ritmo acelerado. Um novo sistema de captação e adutora de água bruta está sendo instalado no município.

    O governo do Acre, por meio do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), investe na implantação de 2,35 quilômetros de adutora de 250 milímetros e na construção de nova central que captará a água no Rio Envira.

    O recurso, de R$ 2,317 milhões, foi originário de um termo de compromisso entre a gestão estadual e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

    “Os trabalhos de corte no solo, instalação das tubulações e reestruturação do solo e do pavimento avançam significativamente, chegando a uma média de 85% de conclusão desta etapa”, informa o gerente do Depasa em Feijó, Antônio Nascimento.

    Outros investimentos como a aquisição de bombas em balsas flutuantes e uma subestação de energia, atuaram para o pleno funcionamento da nova base de captação que trabalhará de modo alternado com o sistema já existente.

    “Como o nível do Igarapé Diabinho baixa drasticamente no período estiagem, estamos eliminando a possibilidade de existir falhas no abastecimento dos moradores, por isso, vamos captar água do Rio Envira e ter uma segurança hídrica já no próximo verão”, destaca o diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães.

    O atual processo de captação do Igarapé Diabinho tem uma vazão de 150 milímetros e com a implantação desta nova rede vinda da adutora no Rio Envira, será captado a 250 milímetros.

    Nós últimos dois anos, mais de mil ligações domiciliares da rede de água foram feitas pelo governo Tião Viana, por meio do programa Ruas do Povo, onde atualmente o sistema possui mais 2.400 ligações.

    Secom/Acre