MAIS

    TARAUACÁ: ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ AUGUSTO DE ARAÚJO ENTRE AS 10 CLASSIFICADAS PARA O PRÊMIO ESTADUAL DE GESTÃO.

    Por

    A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor José Augusto de Araújo, fundada em 08 de abril de 1986, regulamentada pelo Decreto Municipal nº 22, assinado pelo Prefeito Odilon Vitorino de Siqueira, está localizada na Avenida Antônio Frota, nº 689, em Tarauacá- Acre, foi a primeira escola Municipal construída em área urbana. A primeira diretora foi a Profª Áurea Accioly Dourado. A denominação Prof. José Augusto de Araújo, é uma homenagem ao primeiro Governador Constitucional do Estado do Acre.

    Atualmente a escola José Augusto está sob a gestão do Professor Aderlândio Nascimento de França, eleito pela comunidade escolar através do voto direto para o quadriênio 2016/2019.

    Possui uma clientela de 874 alunos, distribuídos nos turnos matutino, vespertino e noturno, compondo 36 turmas. São 38 professores e 43 funcionários de apoio administrativo, totalizando 81 funcionários, selecionados através de concurso público. Além desses profissionais, ainda contamos com os membros da equipe gestora. 

    O Projeto Político-Pedagógico é a ferramenta indutora para inovação das práticas e melhorias da qualidade de ensino desta Unidade Escolar, de modo a facilitar o desenvolvimento do educando e o pleno exercício de sua cidadania, que para tanto, conta com a efetivação de um trabalho coletivo, articulado com as políticas educacionais vigentes

     Como aspecto positivo desta gestão, destacamos alguns projetos como: “Nem um a menos um sucesso a mais” que consiste em uma parceria entre escola, família e Conselho Tutelar, onde são realizados visitas nas casas dos educandos, quando necessário, acompanhado das autoridades competentes, devido a esse trabalho, zeramos o abandono escolar nos anos de 2013 a 2015 e tivemos apenas um aluno evadido em 2016, Projeto Interagindo com Aprendizagem – Que promove a integração entre os educandos da Escola Prof. José Augusto de Araújo e Escola 15 de Junho II, através de atividades socioeducativas diversas, práticas de ensino inovadoras e socialização com outras realidades educacionais e Projeto Aluno Nota 10 –  Que incentiva o avanço intelectual e o comprometimento do educando com o processo de ensino e aprendizagem da escola. Diante de todos os desafios e entraves que enfrentamos no cotidiano da escola.

    Premio de Gestão 2017.

    Atribuimos a classificação de nossa escola está entre  as 10 melhores no Estado do Acre, ao comprometimento da comunidade escolar, a dedicação da Equipe Gestora e as boas práticas pedagógicas dos nossos excelentes professores.

    O Estado do Acre conta com 1597 escolas, das redes estadual e municipal, está classificada entre as melhores já consideramos um privilégio e dentre as 10, ser a única escola da rede municipal, nos enche de alegria e entusiasmo, mostra que estamos no caminho certo e nosso nível educacional está entre os melhores do estado. Nosso IDEB é de 5.6, considerado a cima da média municipal, estadual e nacional. Nosso ambiente escolar é considerado um dos melhores da cidade, com todos os salas climatizadas, uma biblioteca de qualidade, quadra poliesportiva e espaços para práticas recreativas, contamos ainda com um sistema de câmeras que faz a cobertura de 100% da área escolar.

     “Sempre acreditei no potencial da comunidade escolar José Augusto de Araújo, vi o Premio de Gestão como uma oportunidade de divulgar para sociedade o nosso trabalho, costumo enfatizar aos funcionários que temos bons indicadores, um Ideb acima da média e projetos inovadores que vem dando resultados satisfatórios com foco no ensino e aprendizagem de nossos educandos. Gostaria de agradecer primeiramente a Deus e posteriormente a equipe gestora e pedagógica, aos professores, funcionários de apoio, alunos, pelo empenho na realização de suas funções como também a parceria com as famílias e SEME.  Graças a essa interação estamos classificados entre as 10 melhores do estado e com uma grande expectativa de ficarmos em 1º lugar, pois se chegamos até aqui, isso demonstra que somos capazes de vencer.” Professor Aderlândio França, Gestor.