O 7 de setembro em Tarauacá, foi marcado por uma atividade cívica realizada em frente a prefeitura do município, com a participação de representações das escolas (estudantes e servidores). A “hora cívica” foi promovida pela prefeitura.
Além da prefeita Marilete, estiveram presentes o vice Chico Batista, secretários municipais, vereadores Lauro Benigno, Janaina Furtado e Diógenes Fernandes, Professora Francisca Aragão representando o Governo do Estado, Bombeiros e populares.
Em palavra alusiva à data a prefeita Marilete Vitorino falou de civismo, anunciou o reinício da obra de recuperação da escola Rilza Daniel e o Festival do Abacaxi e criticou a ausência da Polícia Militar no ato. “A gente precisa ter fé, a gente precisa ter esperança. A esperança faz com que a gente não desista do que é bom e verdadeiro. Quero pedir aos gestores, professores e alunos que tentem resgatar o civismo e o patriotismo do dia 07 de setembro. O momento de crise por todos os lados que o país atravessa, vai passar “, destacou. A prefeita reclamou e lamentou a ausência da polícia militar. “Pela primeira vez na história aqui em Tarauacá, a Polícia Militar não participa do ato cívico do dia da independência do Brasil, o que considero lamentável“. disse.
Depois do das formalidades, houve uma apresentação da fanfarra da Escola São José.