Em post na rede social Facebook, Biraci Júnior Yawanawá, grande liderança indígena filho de Cacique Biraci Yawanawá da aldeia Nova Esperança do Rio Gregório, Município de Tarauacá-Acre, expressa uma opinião muito clara e o desejo de que haja união entre os povos indígenas para garantia de seus direitos. Júnior fala, ainda, de que tá na hora dos índios pensarem em eleger um parlamentar no Acre. “Além de votarmos, precisamos também ser votados” escreveu. Sem filiação partidária até o momento, Biraci Júnior seria uma ótima opção como candidato a deputado estadual ou federal dos povos indígenas. “Sou índio, sou cidadão, pago impostos, voto e enfim, tenho minha tradição, minha cultura, vivi muitos anos na cidade e hoje transito entre esses dois universos dos quais me acolhem”, pontuou.
Leia abaixo, na íntegra, o post de Biraci Júnior
“Sou índio, sou cidadão, pago impostos, voto e enfim, tenho minha tradição, minha cultura, vivi muitos anos na cidade e hoje transito entre esses dois universos dos quais me acolhem…
Tenho minhas opiniões, idéias desejos e anseios. Tenho tentando ser um bom pai, bom filho, amigo, cacique e cumprir com todas as responsabilidades a mim incumbida! Fico triste com o atual cenário político que nosso país vive, o retrocesso que estamos vivendo é iminente, os Povos Indígenas estão sendo massacrados a olho NU em diversas partes do nosso País, somos mais de 900 mil indígenas, divididos em 305 povos e falamos juntos mais de 274 línguas e as míseras estruturas políticas relacionadas a gente estão sendo dilacerados, como a FUNAI. Fico abismado como as pessoas se influenciam ainda com essa mídia fascista e sem escrúpulos. ( -olha só quem fala, o índio que vive na Internet.) Sempre ouço isso, mais ao invés de ficar se lamentando, tento FAZER algo, focado nos trabalhos de minha ALDEIA, em nossos projetos ( mas, prefiro não expor muito isso para que não vire alvo) , daí prefiro ficar pelos bastidores. Mas, vejo que a realidade se molda a cada instante. Vejo a necessidade de organizar nossa “CASA” como um todo, ao invés de somente VOTAR, também sermos VOTADOS…
Hoje existem grandes lideranças indígenas em nosso país com índole e capacidade de fazer um trabalho parlamentar melhor que muitos políticos que nós mesmos colocamos por lá. Grandes referências que tenho, mestres e professores em diversas áreas de conhecimentos, tanto tradicionais, culturais e políticos. ( Biraci Yawanawa, Ailton Krenak Krenak, Davi Kopenawa, Álvaro Tukano, Francisco Pyanko, Benki Piyako, Isaac, Maná Kaxinawa, Nasso Kaxinawa , Assis Kaxinawá, Sabá Manxinery, Marcos Apurinã, Tashka Peshaho Yawanawa, Almir Suruí… Nooooooossa, a lista é imensa e imensurável de valores, e não tem nem a metade das pessoas que gostaria de citar…
Mas, contudo, algo precisa mudar, e mudança terá que começar o quanto antes. Uma outra coisa que gostaria de compartilhar é sobre a minha ideologia política, até hoje não sou filiado em nenhum partido político e me sinto bem assim até então, mas, tenho minhas concepções e visões, respeito a opinião de todos e quero que façam o mesmo comigo,pois o respeito tem que ser mútuo, peço encarecidamente as pessoas que me seguem na redes sociais que compactuam do pensamento do excelentíssimo senhor BOLSONARO, que é declaradamente um GENOCIDA, para evitar de ver as asneiras que ele fala e que vocês compartilham desfaçam a nossa amizade virtual, para que eu não fique visualizando isso por minhas TIME LINES em minhas redes okay? Sou muito grato pela compreensão.
E voltando ao que estávamos falando, creio que todas essas mudanças tem que vir ALINHADAS com o AUTO CONHECIMENTO, temos que esta bem conosco, com a natureza e com a vida como um todo. Cada um buscando este fortalecimento onde melhor se ADAPTA, mas, que o mais importante é está CONSCIENTE de SI, para poder enxergar um TODO. Repensem, reflitam e hajam…Gratidão!”
(Biraci Jr Yawanawá)