Diretor: Professor José Ivonaldo Benigno Gomes, 40 anos, graduado em matemática, com especialização em gestão escolar e dirigente municipal de educação.
Coordenadora Pedagógica: Professora Ducileide Oliveira Lima, 36 anos, graduada em letras com especialização em coordenação pedagógica e língua portuguesa/literatura.
Coordenadora Pedagógica Auxiliar: Professora Maria do Socorro Rodrigues, graduada em pedagogia e artes visuais, com especialização em planejamento e gestão escolar.
PROFESSORES COORDENADORES DE ÁREAS
Ciências da Natureza: Fco. Felipe de Lima, 42 anos, graduado em biologia ambiental com especialização em planejamento e gestão escolar.
Linguagem e Códigos e suas Tecnologias: Edilene da Silva Gomes, 32 anos, graduada em letras e pós graduada em gestão e planejamento escolar.
Matemática e suas Tecnologias: Adriana Oliveira Dourado, 43 anos, graduada em matemática com especialização em gestão e planejamento escolar.
Abaixo, depoimento de estudantes sobre Ensino Integral.
HISTÓRIA DA ESCOLA
A escola de Ensino Médio de Tarauacá foi criada em 14 de março de 1971, através do Decreto nº 143 com a denominação Escola Normal de Tarauacá, inicialmente funcionando, na Escola Plácido de Castro, com o curso Magistério – Formação de Professores de 1º a 4º série.
Em 2018, a escola foi contemplada com o novo modelo de ensino do Acre que é a escola de tempo integral, sendo a primeira instituição da região do Vale do Tarauacá/Envira a receber o novo sistema.
No vídeo, professor fala do Ensino Integral
Em sua nova estrutura para o Ensino Integral, a escola conta atualmente com 26 professores, 23 servidores administrativos, 528 estudantes divididos em 14 turmas.
A educação integral representa uma ruptura do modelo tradicional de ensino. Ao mesmo tempo que provoca uma revolução no processo de ensino-aprendizagem, porque instiga e valoriza o desenvolvimento das competências e habilidades dos jovens do século 21.
As aulas apresentam a nova metodologia para os tarauacaenses com nova nova dinâmica de ensino, que não trata apenas de ampliar o tempo de permanência dos estudantes na escola, mas de repensar as práticas pedagógicas com o intuito de redimensionar o tempo e os espaços escolares.
De acordo com o Secretário Marcos Brandão á uma escola voltada para os jovens e construída com os jovens. “É uma escola onde o protagonismo juvenil se destaca, onde ele é o centro do processo pedagógico. O aluno passa mais tempo na escola, mas ele também passa a escolher o que ele quer fazer. Porque além do currículo comum, ele poderá escolher os assuntos e projetos que deseja e que são pertinentes ao processo teoria e prática”, salientou.
A coordenadora do Núcleo da Secretaria de Estado de Educação em Tarauacá, Francisca Aragão, que tem mais de 50 anos dedicados à área, ressalta que a escola de tempo integral representa um avanço para o ensino da região. “Tarauacá está inaugurando uma nova era na educação, porque esse é um método inovador, que vai desafiar os nossos estudantes a romper as barreiras do tempo e do espaço para alcançar o sucesso. Vai formá-los para enfrentar o mundo”, disse.
Assessoria de Comunicação
Núcleo de Educação
Tarauacá-Acre