MAIS

    Pesquisa Delta/TV Gazeta mostra cenário polarizado entre Gladson e Marcus na disputa ao governo do Acre

    Por

    A TV Gazeta divulgou no inicio da tarde desta segunda-feira, 4, durante a apresentação do Gazeta Alerta, programa de maior audiência da TV Acreana, uma pesquisa encomendada a Agência Delta onde mostra o cenário para disputa do governo do Acre nas eleições de 2018, polarizado com chances praticamente concretizadas de segundo turno entre os pré-candidatos Gladson Cameli (Progressista) e Marcus Viana (PT). O levantamento ouviu 1.200 pessoas nos 22 municípios do Acre entre os dias 22 a 29 de maio e tem margem de erro de 2,9%. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.

    De acordo com a pesquisa estimulada, Gladson Cameli aparece com 36,08% e logo em seguida, em sua cola, surge Marcus Viana com 31,41%. Na terceira colocação, o pré-candidato Coronel Ulysses Araújo (PSL) registra 5,83% da preferência. Abaixo dos três primeiros, aparece Janaina Furtado (REDE) com 1,91%, Lyra Xapuri (PRTB) com 0,41% e David Hall com 0,33%.

    Ainda segundo a Agência Delta, os eleitores que opinaram por Branco e nulo somam 7,91% e não sabem ou não responderam registrou 16,12%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Acre sob o número AC-03985/2018.

    PETISTA TEM MAIOR REJEIÇÃO ENTRE PRÉ-CANDIDATOS AO GOVERNO

    A pesquisa abordou ainda durante levantamento em “quem você não votaria de jeito nenhum para governador do Acre” para aferir o percentual de rejeição de cada pré-candidato. No estudo, o petista Marcus Viana aparece com a maior rejeição: 20,33%. Gladson Cameli aparece com 9,5%. Na casa dos 8% aparecem Coronel Ulysses (8,50%), Lyra Xapuri (8,25%) e Janaina Furtado (8,33%). A menor rejeição ficou para David Hall com 4,83%. Não souberam ou não quiseram responder registra 40,26%.

    PESQUISA ESPONTÂNEA REVELA ACIRRAMENTO ENTRE GLADSON E MARCUS

    A agência Delta trouxe a tona o aspecto sobre a espontaneidade do eleitor, sem apresentar nenhum nome de pré-candidato ao governo aos 1.200 entrevistados. A pesquisa demonstra que Gladson Cameli e Marcus Viana ficam empatados tecnicamente. O levantamento revela que Gladson aparece 9,08% das intenções de votos, seguido por Marcus, com 8,33%. Coronel Ulysses tem 1,33% e Lyra Xapuri 0,16%. David Hall e Janaina Furtado não foram lembrados pelos eleitores. O deputado federal Flaviano Melo (MDB) e o atual governador Sebastião Viana (PT) registraram 0,08% cada um. Brancos e Nulos representou 3,25% e Não souberam ou não quiseram opinar marcou 77,69%.

    A pesquisa Delta/TV Gazeta ainda abordou o cenário nos dois principais colégios eleitorais do Acre, Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Na capital, Marcus Viana aparece com 34,52% e Gladson vem colado, registrando 33,81%. Ulysses aparece em terceiro marcando 7,69% e Janaina Furtado registrou 1,61. Empatados, aparecem Lyra Xapuri e David Hall, ambos com 0,71%. Votos Brancos/Nulo registraram 5,72% e não souberam ou não responderam marcou 15,23%.

    Já em Cruzeiro do Sul, o cenário se mostra favorável ao candidato progressista Gladson Cameli. Em seu reduto eleitoral, Cameli soma 40,33%, abrindo mais de 10 pontos de diferença do segundo colocado, o petista Marcus Viana que registrou 29,41%. Já Ulysses registra apenas 4,20% das intenções. Janaina, Lyra e David zeraram na cidade. Brancos e Nulos registra 10,08% e não souberam ou não responderam marcou 15,98%.

    Hegemonia da FPA em Feijó e Tarauacá fica ameaçada em nova pesquisa da TV Gazeta

    Outro fator que chama a atenção na pesquisa Delta/TV Gazeta divulgada nesta segunda-feira, dia 4, é o cenário em que Frente Popular do Acre registra uma certo declínio nas intenções de votos nas cidades de Feijó e Tarauacá, consideradas nas últimas eleições como principais propulsoras das vitórias dos candidatos do PT ao governo na última década.

    De acordo com o levantamento feito na cidade de Feijó, Gladson aparece com 37,77% das intenções de votos e o candidato do PT, Marcus Viana, soma 26,66%. Coronel Ulysses e Janaina Furtado aparecem empatados com 2,22%. Lyra Xapuri e David Hall zeraram nas intenções de votos. Branco ou Nulo 13,33% e não souberam e não opinaram registrou 17,80%.

    Em Tarauacá, a margem de intenções de votos de Gladson Cameli cai em relação a cidade de Feijó, mas mesmo assim, ele lidera com 29,82%. Na segunda colocação, aparece Janaina Furtado, que é vereadora do município, e registra 19,29%. Marcus Viana aparece com 15,78% enquanto Ulysses marca apenas 3,5%. Lyra Xapuri e Davi Hall zeraram na pesquisa em Tarauacá. Brancos e nulo registrou 12,28% e não souberam ou não responderam marcou 19,33%.

    Em três cidades administradas pelo PT, Gladson abre vantagem sobre Marcus

    As cidades de Brasiléia, administrada por Fernanda Hassem, Mâncio Lima, gerida por Isaac Lima, e Xapuri, comandada por Bira Vasconcelos, todos políticos filiados ao Partido dos Trabalhadores (PT), registraram números favoráveis e vantagens até pouco tempo improváveis em favor do principal candidato da oposição Gladson Cameli, segundo consta na pesquisa Delta/TV Gazeta, divulgada nesta segunda-feira, dia 4.

    Na região do Alto Acre, a pesquisa Delta/TV Gazeta feita em Brasiléia mostra Cameli na frente com 41,17% das intenções de votos. Marcus aparece em segundo com 8,82%. Já Ulysses registra 5,88%. Janaina, Lyra e David zeraram no levantamento local.

    Apesar dos números serem favoráveis a Cameli, o número dos que votam em branco e nulo ou não sabem ou não responderam chega a 44,13%.

    Já em Mâncio Lima, pelo o que aparenta, Gladson dispara em relação a Marcus com larga vantagem. O progressista registra 70,37% das intenções de votos contra 11,11% do petista. Lá, Ulysses, Janaina, Lyra e David zeraram na pesquisa Dellta. 18,52% dos entrevistados afirmaram votar em branco ou nulo ou não quiserem responder ou não sabem.

    Em Xapuri, reduto histórico do PT, Gladson fica na frente com 40% das intenções contra 24% de Marcus. Janaina Furtado registrou 4% enquanto Ulysses, Lyra e David zeraram no levantamento. Pessoas que votam em branco ou nulo e não sabem ou não responderam chega a casa dos 32%.

    Polarização coloca Gladson vitorioso em 13 cidades e Marcus em 9

    Com Gladson Cameli (Progressista) e Marcus Viana (PT) disputando o primeiro e segundo lugar na preferência do eleitorado nas 22 municípios do Acre, com exceção de Tarauacá, onde Janaina Furtado (REDE) aparece em segundo lugar, a pesquisa Delta/TV Gazeta divulgada nesta segunda-feira, 4, revela ainda que a oposição venceria na maioria das cidades do Acre.

    Segundo consta na aferição, Gladson venceria em 13 municípios (Acrelândia, Brasiléia, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Porto Walter, Rodrigues Alves, Sena Madureira, Senador Guiomard, Tarauacá e Xapuri). Já Marcus, conseguiria superar o oposicionista em nove (Rio Branco, Assis Brasil, Bujari, Capixaba, Manoel Urbano, Marechal Taumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre e Santa Rosa do Purus).

    fonte:AC24Horas