MAIS

    Pré-candidatos aos cargos majoritários, Minoru e Janaina cumprem agenda em Tarauacá

    Por

    Os pré-candidatos do partido Rede Sustentabilidade aos cargos majoritários em 2018, Minoru Kinpara e Janaina Furtado, Senado e governo do Estado, respectivamente, cumpriram agenda política nesta quinta-feira (21) em Tarauacá. Os postulantes da Rede disputam os votos dos mais de 500 mil eleitores do Estado num cenário polarizado pelo senador Gladson Cameli (Progressistas) e Marcus Alexandre (PT).

    Na cidade mais politizada do Acre e quarto colégio eleitoral, Minoru junto da pré-candidata ao governo visitaram o núcleo de Educação do Estado, na qual dialogaram com a professora Francisca Aragão, coordenadora do Núcleo. Ainda no campo educacional, os dois também visitaram o secretário interino de Educação do município, Cabo Orlando.

    No município, Kinpara concedeu entrevistas nas rádios Difusora Acreana (A Voz das Selvas) e RadCom. Nova Era FM.  O pré-candidato falou de suas propostas, principalmente para a área da Educação, um assunto que ele tem amplo conhecimento. Janaina que vai representar o número dezoito nas urnas acreanas na disputa pelo Palácio Rio Branco, não pôde acompanhar o ex-reitor da UFAC em todas as visitas porque está com uma bebê de três meses, a pequena Alzira.

    Ainda em Tarauacá, Minoru se reuniu com o líder da aldeia Pinuya (Terra do 27), Assis Kaxinawá. Na comunidade, o professor apresentou suas propostas e ressaltou umas das grandes conquistas dos povos indígenas enquanto ele esteve à frente da reitoria, o curso de licenciatura indígena. Que beneficia mais quase duzentos alunos de diversas etnias indígenas. No final da tarde, os pré-candidatos se reuniram para discutir a campanha majoritária.

    Minoru tem cumprido agenda nos municípios da região do Vale do Juruá e Tarauacá desde o início da semana. Professor da Universidade Federal do Acre, Kinpara renunciou a reitora da Academia para disputar o Senado da República. É a primeira vez que ele vai enfrentar a preferência do eleitorado acreano e primeiro a disputar uma cadeira do Senado pela Rede.

    Janaina é professora da rede municipal, sendo formada em pedagogia pela UFAC, e está exercendo seu segundo mandato no parlamento tarauacaense.

    Na última pesquisa de intenção de voto (Delta/TV Gazeta) para o governo e Senado, Minoru apareceu em quarto lugar na pesquisa com 12,41 da preferência do eleitor. Por outro lado, sua futura companheira de chapa também está em quarto lugar na casa dos dois pontos percentuais.

    Por Leandro Matthaus