MAIS

    TEVE INICIO EM TARAUACÁ E NO ACRE, A SEMANA ESTADUAL SOBRE DROGAS

    Por
    Representantes de várias escolas da Rede Estadual de Ensino em Tarauacá,  se reuniram na última semana com a Profesora Francisca aragão, Coordenadora do Núcleo de Educação para traçar os últimos ajustes sobre a realização Semana Estadual Sobre Drogas 2018, a ser realizada em todo o estado de 25 a 29 de junho.
    A semana vai ao encontro das ações alusivas a 26 de junho – Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico de Drogas, definido em Assembleia Geral da ONU. Anualmente a ONU, através do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crimes, dá ênfase à Campanha Internacional de Prevenção às Drogas.
    A Professora Francisca Aragão chamou a atenção de todos sobre a importância de, durante todo o ano, serem desenvolvidas ações dessa natureza e o governo do Estado se mostra sensível a todas as famílias que convivem com esse grande problema.
    A iniciativa é um chamado para que governo e sociedade civil caminhem juntos num debate tão importante. O uso de drogas é um mal social em todo mundo.
    Segundo dados do Relatório Mundial sobre Drogas da ONU, cerca de 5% da população mundial entre 15 e 64 anos, o que corresponde a uma média de 243 milhões de pessoas, usa drogas ilícitas.
    A ação é promovida pelo gabinete da Vice Governadora Nazaré Araújo. Nazaré disse que A Semana Estadual Contra Drogas e o Dia Internacional Contra o Abuso e Tráfico de Drogas são extremamente importantes para a conscientização dos perigos das drogas, principalmente para os jovens, que são expostos a todas essas substâncias ilícitas.
    Uma extensa programação está sendo construída de forma intersetorial, incluindo caminhadas em todas as cidades do Acre, com objetivo de alertar a população para a importância de enfrentamento ao abuso de drogas.
    26 de junho – Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas. (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime – UNODOC).
    O problema mundial da droga continua a constituir uma ameaça grave para a saúde pública, a segurança e o bem-estar da humanidade, em particular os jovens.
    Trata-se de uma ocasião única para tomar uma posição contra um problema que afeta a todos nós.
    VI Semana Estadual Sobre Drogas (25 a 29 de junho de 2018). 
    Articulada pelo gabinete da vice-governadora Nazareth Araújo, conta com a participação de diversos parceiros, inclusive a Secretaria Estadual de Educação.
    A semana é um chamamento para que governo e sociedade civil se articulem conjuntamente neste debate de extrema relevância social.
    Encaminhamentos da Reunião:
    Atividades Pedagógicas a serem desenvolvidas nas escolas.
    Prevenção ao uso de drogas e Promoção da Cultura de Paz.
    Construir uma cultura de paz envolve dotar as crianças e adultos de uma compreensão dos princípios e respeito pela liberdade, justiça, democracia, direitos humanos, tolerância, igualdade e solidariedade. Implica uma rejeição, individual e coletiva, da violência. Deve procurar soluções que advenham de dentro da sociedade e não impostas do exterior. Todos nos devemos ser protagonistas para esta construção e prática.
    Atividades Sugeridas 
    Palestras;
    Debates;
    Peças teatrais;
    Concursos de redação;
    Produção de poesias e/ou músicas;
    Produção de materiais para a Caminhada Pela Paz.
    Atividade se encerram com a caminhada que será realizada no dia 29, no início da manhã.
    Assessoria de Comunicação
    Nucleo de Educação
    Tarauacá-Acre