Na lista dos impugnados do TRE/AC, pai e filho que governaram Feijó foram barrados pelo Ministério Público Eleitoral
Leandro Matthaus
O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) continua analisando os pedidos de registros de candidaturas recebidos entre 20 de julho e 15 de agosto. Nesta quinta-feira, 30, divulgou a lista com as 23 candidaturas impugnadas pelo Ministério Público Federal (MPF) e uma candidatura que teve notícia de inelegibilidade apresentada por eleitor – instrumento por meio do qual o cidadão pode atuar como fiscal das eleições.
A Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições) fixa o dia 17 de setembro como a data em que todos os pedidos de registro de candidatos, inclusive os impugnados, bem como os respectivos recursos, devem estar julgados. Os cargos de governador, vice-governador, senador, suplente, deputado federal, estadual e distrital devem ser analisados pelos TREs. Já os registros para presidente e vice-presidente da República são julgados pelo TSE.
Na lista dos impugnados, consta-se dois ex-prefeito de Feijó: Francimar Fernandes (PT) e Merla Albuquerque (Psol), estadual e federal, respectivamente. O petista é pai do candidato do Psol, ambos governaram o quinto colégio eleitoral do Acre filiados ao Partido dos Trabalhadores.
Francimar Fernandes candidato à ALEACCandidato à Câmara Federal
Das 23 candidaturas impugnadas, a grande maioria são ex-prefeitos, ou detinha poder delegar despesa, por exemplo, Élson Santiago – ex-presidente da ALEAC, e Gemil Jr- que foi secretário de saúde do Estado.
Jéssica Sales candidata à reeleição
A deputada federal Jéssica Sales (MDB) que pretende concorrer a reeleição, também foi barrada pelo MPE. Ao contrário dos demais que estão com os nomes impugnados por conta da reprovação da prestação de conta no TCE, a emedebista está com problema com o título de eleitor, uma vez que não fez o recadastramento biométrico. A parlamentar apresentou um atestado médico, algo que foi considerado aceito pelo MPE e juiz eleitoral de Cruzeiro do Sul, aonde ela vota, contudo, um eleitor questionou a validade do atestado médico.
Confira a lista de impugnados ou com notícia de inelegibilidade:
HAMMERLY DA SILVA ALBUQUERQUE – Processo: 06002814120186010000