MAIS

    Janaina Furtado, da Rede, diz que defende agronegócio e promete doar lotes a famílias de baixa renda

    Por
    Ao JAC 1, Janaina Furtado, da Rede, defende o agronegócio e promete doar lotes a famílias

    Ao JAC 1, Janaina Furtado, da Rede, defende o agronegócio e promete doar lotes a famílias

    A candidata ao governo do Acre pela Rede, Janaina Furtado,

    A candidata ao governo do Acre pela Rede, Janaina Furtado, afirmou, durante entrevista ao JAC 1ª Edição, desta quinta-feira (12), que defende o agronegócio, mas que não é possível desenvolver o sistema em apenas quatro ano de governo. Segundo ela, essa é uma política que precisa ser trabalhada a longo prazo.

    Janaina foi a quarta na série de entrevistas da Rede Amazônica Acre, afiliada da Rede Globo, com os candidatos ao governo estadual. Assista ao vídeo acima. As entrevistas seguem até sexta-feira (14) e, abaixo, há o cronograma.

    “Não tem como desenvolver o agronegócio em apenas quatro anos, porque precisamos identificar quais são as cadeias produtivas, garantir o acesso aos ramais, a rede elétrica. Essa é uma política que deve ser a longo prazo no nosso estado. Defendo o agronegócio, mas sem a promessa de dizer que vai concluir em quatro anos”, afirmou.

    A candidata disse que, se eleita, vai iniciar a proposta de implantação do agronegócio, identificando a peculiaridade de cada região.

    “Para isso, vamos ter uma equipe eficiente para me ajudar nessa parte de instalação do agronegócio no nosso estado. Isso respeitando a legislação, criando outros meios para que a gente possa desenvolver nosso estado, mas ao mesmo tempo respeitando a legislação nacional”, disse.

    Doar lotes para famílias carentes

    A candidata se comprometeu em doar lotes para famílias carentes construírem suas residências. Segundo ela, falar em projeto habitacional não precisa estar ligado a “mega projetos” e muito dinheiro envolvido.

    “Acredito muito na praticidade e na simplicidade. Quando se fala em habitação, já imagina mega projeto, buscando milhões de reais. As pessoas querem um local para construir e morar. Se não for possível o governo do estado construir, porque não fazer a pavimentação, a parte de saneamento e oferecer para as pessoas para que possam construir. As pessoas podem construir, sou do interior, tenho convicção de que é uma proposta que pode dar certo”, garantiu.

    Dificuldades em fechar alianças

    Janaina falou sobre as dificuldades, assim como a presidente do seu partido Marina Silva, em fechar alianças durante a campanha. Ela destacou que é a primeira mulher candidata ao governo do Acre.

    “É muito difícil fazer essa campanha levando em conta, principalmente, o aspecto financeiro. Tentamos fazer alianças com outros partidos, mas acabou que eles fizeram suas escolhas e nós as nossas. Temos a chamada chapa pura. Estamos fazendo nossas caminhadas e nossa campanha. Não quero me comparar a outros candidatos, vou me apresentar como mulher e como quem acredita que a política deve servir às pessoas. Estou orgulhosa de estar participando, vou estar na história, firme e consciente nessa disputa”, disse.

    Sistema integrado de segurança

    Para a segurança pública, a candidata defende a construção de um sistema integrado e eficiente. De acordo com ela, essa é uma preocupação não só como candidata, mas como cidadã e mãe. Ela quer unificar as ações das polícias e investir na estrutura.

    “Existe um conflito político muito grande com relação à proteção das nossas fronteiras. Temos que unir as políticas no nacional e estadual para chegar inclusive aos municípios. Então, eu como governadora não tenho nenhum problema em ir até ao presidente da República para que possa proteger nossas fronteiras. Precisamos bloquear e não permitir que entre armas e drogas no nosso estado”, disse.

    Enxugar máquina pública

    A candidata falou sobre a relação que pretende manter com os prefeitos, os cortes em secretarias e redução de gastos na administração pública. Janaína quer ainda tirar o cargo de subsecretário.

    “Primeira coisa que temos que fazer é enxugar a máquina pública, vamos reduzir o número de cargos comissionados, e no meu governo não vai ter o cargo de subsecretário. Vamos reduzir custos com combustível, com locação de veículos. Vamos fechar a torneira da corrupção”, afirmou.

    Com essa medida, a candidata pretende abrir concursos públicos. “Assim, vamos garantir que tenhamos mais recurso para implementar concurso público para área da saúde, garantir melhor salário para forças de segurança”, disse.

    Escolas em tempo integral

    A candidata se comprometeu em transformar as escolas públicas estaduais em ensino integral. Ela também falou sobre a intensificação de políticas públicas para a educação de jovens e adultos.

    “Uma das nossas propostas é tornar as escolas públicas escolas de ensino em tempo integral, dando a ela a transformação social e intelectual, garantindo acesso à cultura, esporte e lazer. Outra questão que defendo são políticas públicas para educação de jovens e adultos. Sonho com um estado onde todas as pessoas que não sabem ler e escrever, tenham esse acesso garantido”, propôs.

    A candidata falou ainda na criação de creches. “Como governadora, vou articular junto às prefeituras para que todas as mães tenham creche para deixar seus filhos. Vamos articular, junto ao governo federal, a construção de novas creches”, afirmou.

    Janaina Furtado, da Rede, diz que defende agronegócio e promete doar lotes a famílias de baixa renda  — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre
    Janaina Furtado, da Rede, diz que defende agronegócio e promete doar lotes a famílias de baixa renda — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre