MAIS

    Janaina Furtado tem plano de governo com apenas 18 itens e diz que vai ter ‘olhar especial para a municipalidade’

    Por
    Janaína Furtado foi a quarta candidata entrevistada pelo G1. Questionada sobre ramais e BR-364, ela disse que é preciso garantir manutenção de vias por questão comercial.
    Por Janine Brasil e Quésia Melo, G1 AC, Rio Branco
    A candidata ao governo do Acre pela Rede Sustentabilidade, Janaína Furtado, falou sobre o plano de governo dela, que possui apenas 18 itens durante entrevista ao G1 nesta quinta-feira (13). A candidata destacou que já possui um plano mais elaborado com novas propostas. Porém, até esta quinta-feira (13), somente o plano de 18 eixos estava registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Essa proposta dos 18 eixos foi protocolada quando fomos registrar nossa candidatura. Já elaboramos outro plano com propostas para o desenvolvimento da educação, saúde e combate à corrupção no nosso estado”, afirmou.
    A candidata também destacou que, por ser vereadora e professora no município de Tarauacá, interior do Acre, vai ter um “olhar especial para a municipalidade”. Janaína diz que vai ter uma conversa direta com os prefeitos e vereadores das cidades para a tomada de decisões.
    “Eu tenho essa realidade de conhecimento dos municípios, defendo que o governador não pare nas cidades apenas para um evento de meia-hora, pegue o avião e vá embora. Precisamos viver o dia a dia dos municípios. Essa foi uma das razões que me fez aceitar esse desafio de ser candidata, trazer as vozes do interior”, ressaltou.
    Experiência
    A vereadora de Tarauacá, município com pouco mais de 41 mil habitantes, afirma que se sente preparada para governar o estado, apesar da pouca experiência política.“Esse preparo para governar o estado começou comigo exercendo a função de vereadora no meu município, que é uma responsabilidade muito grande o poder da representatividade das pessoas. É um cenário de município, mas porque não assumir o compromisso com a população do nosso estado?”, questionou.
    A candidata da Rede também destacou que já atuou em áreas de gestão como coordenadora de políticas para as mulheres e também na educação de jovens e adultos.
    “Além dessa questão administrativa e da preparação, acho que precisamos de uma pessoa comprometida, determinada, que conheça os problemas da população para fazer um bom trabalho. Me sinto tranquila e preparada, como mulher e como a primeira candidata mulher ao governo do estado, para encarar esse desafio”, afirmou.
    Segurança
    A candidata falou também sobre o desafio da Segurança Pública no Acre. Ela destacou que se sente triste ao assistir os jornais e ver os índices de violência no nosso estado e lamenta a tristeza das famílias em saber que jovens estão percorrendo caminhos que não são considerados corretos.
    Janaína lembrou que além de professora e vereadora é também mãe de três filhos. E, como mãe, diz que vai trabalhar com o enfrentamento junto às forças de segurança de forma realmente unificada.
    “Nós precisamos fazer justiça. Eu defendo a justiça na educação, não podemos privar nossos jovens do acesso à educação. Defendo a justiça social na saúde e na assistência social. São políticas a longo prazo que nós queremos fazer dessa forma, abrindo o leque do diálogo com a nossa população. Vamos fugir do medo que estamos enfrentando, temos uma candidata mulher e mãe que sabe a preocupação das mães quando seus filhos saem de casa”, destacou.
    Manutenção na BR-364 e ramais
    Quanto a manutenção da BR-364 e dos ramais, a candidata afirmou que as obras são necessárias, até mesmo por uma questão comercial. Ela destacou que o desafio é grande, mas é preciso conversar com a bancada federal para que sejam destinados recursos para as obras.
    “Temos que enxugar a máquina pública com a redução dos gastos e das regalias e ao mesmo tempo captar recursos para o estado e direcionar aos municípios”, disse.
    Saúde
    Em relação à saúde, a candidata diz que os altos índices de gravidez precoce são uma realidade nos municípios do interior do estado. Ela afirma que o tema é uma preocupação da família e que deve fazer uma política de prevenção buscando abordar o assunto para chegar aos adolescentes e familiares. Outra ideia é criar um programa dentro das escolas e capacitar os professores para falarem com os adolescentes.
    “Isso precisa ser feito com tranquilidade para não assustar. Mas, não podemos negar que existe um índice e temos que trabalhar essa política com zelo e com calma. Sou muito da pacificidade de dialogar. Temos de abordar e não podemos negar essas informações para os nossos jovens no nosso estado. As vezes deixam de estudar, uma criança cuidando de outra criança, não podemos deixar de tratar isso no nosso governo”, destacou.
    Religião
    Evangélica, Janaína destaca que no governo dela vai ouvir todas as pessoas e destacou o respeito à Constituição. Ela afirmou que a decisão religiosa é pessoal e não deve interferir no momento em que o Poder Público precisar conversar com os cidadãos.
    “Essa questão, e sei até que me ligam por ser da Rede Sustentabilidade, pois a Marina tem todo um posicionamento, mas quero que esperem do meu governo respeito. Estaremos de portas escancaradas para receber as pessoas e discutir qualquer pauta. Temos uma Constituição, todos nós somos livres, temos nossos direitos e a decisão religiosa é pessoal”, ressaltou. (G1/Acre)