Portal Estado do Acre Notícias

Gladson Cameli apresenta alto escalão de seu governo

Por Leandro Chaves – A maior parte do alto escalão do governador eleito Gladson Cameli (PP) já está montada e foi oficialmente apresentada à sociedade acreana na tarde desta sexta-feira, 23, no gabinete do senador, na Isaura Parente. Foram anunciados 10 nomes. Pelo menos outras três indicações serão informadas nos próximos dias.

Com isso, o futuro governo já tem 13 pastas confirmadas. Durante o anúncio do secretariado, Cameli afirmou que o número pode chegar a 15. Hoje, há 68 secretarias, autarquias, fundações e empresas públicas e de economia mista. A redução significativa da máquina pública foi uma das promessas de campanha do governador eleito.

O advogado Ribamar Trindade assume a chefia da Casa Civil assim que Cameli for empossado, no dia 1º de janeiro. Ele tem liderado a equipe de transição que se reúne com nomes do governo Tião Viana desde o início do mês para troca de informações sobre a realidade econômica e social do Acre.

A Secretaria de Educação e Esporte (SEE), uma das mais importantes do governo, ficará sob o comando do professor de História Mauro Sérgio. A pasta vai incorporar a Cultura, atualmente na esfera da Fundação Elias Mansour (FEM).

O ex-vereador e odontólogo Alisson Bestene (PP) cuidará da maior secretaria do Acre, a de Saúde, na qual Cameli afirmou que haverá grande reformulação. “Será uma mudança de 180 graus”, disse o governador.

A deputada estadual Eliane Sinhasique (MDB), que não obteve a reeleição em outubro, vai cuidar da Secretaria de Pequenos Negócios, Empreendedorismo e Turismo. No governo Tião Viana, o Turismo possui uma pasta própria, que será incorporada em 2019 à atual SEPN. O MDB ocupará uma segunda secretaria, a de Administração, a ser guiada pela engenheira civil Maria Alice.

A Secretaria de Comunicação (Secom) ficará ligada ao Gabinete Civil e terá o comando da jornalista Silvânia Pinheiro, que assessorou Gladson durante o mandato no Senado Federal e também na campanha para o governo.

Raphael Bastos Junior ocupará a Secretaria de Planejamento (Seplan), por indicação do deputado federal reeleito Alan Rick (DEM). Thiago Caetano será secretário de Infraestrutura e Urbanismo e Semírames Maria Dias, da Fazenda, Indústria e Tecnologia. Por fim, a futura primeira-dama e advogada Ana Paula Cameli trabalhará sem remuneração pública na Secretaria de Inclusão Social.

Para Gladson, o desafio de governar o Acre é grande. “Sei que vou dar conta, pois temos vários nomes qualificados. Nossa bancada federal tem os três senadores e a maioria dos deputados federais para fazermos as grandes reformas. Serei um governador de diálogo. É importante lembrar que o atual governo vai até o dia 31 de dezembro. Daí pra frente é que cabe a mim”.

Outros nomes

As três secretarias que terão nomes anunciados nos próximos dias são as de Agricultura e Pecuária, Meio Ambiente e Produção Familiar e Segurança Pública. A primeira terá indicação do senador reeleito Sérgio Petecão (PSD). Entre os nomes cotados estão Solino Matos e Nilton Craveiro.

O procurador João Pires chegou a ser anunciado informalmente para a Segurança Pública, mas recuou por motivos pessoais no início desta semana. Ele foi indicado pelo vice-governador eleito Major Rocha (PSDB), de quem é amigo pessoal.

“Ele é a pessoa mais preparada para assumir o desafio. Infelizmente, terei que conversar com o governador Gladson para definirmos um novo nome. Não temos um plano B e nem abrimos a menor cogitação agora para quem possa ser o substituto”, disse Rocha, em entrevista a um site local nesta quinta, 22.

Porém, informações dão conta de que o vice-governador abriu mão de suas indicações após atrito com Cameli. Segundo o site AC24Horas, Rocha ficou descontente por não ter indicado nome para o Detran. Outra informação dada pela mídia foi a de que a deputada federal eleita Mara Rocha (PSDB), irmã do vice-governador, pretendia indicar um nome para a Secretaria de Produção e não teria sido contemplada.

O governador eleito negou desentendimentos com seu vice, que não compareceu ao anúncio dos secretários. “Não trabalho com especulação e hipóteses. Tenho muita coisa pra me preocupar desde que fui eleito. Agora mesmo conversei com Rocha por telefone e ele mandou um abraço a todos”, disse Gladson.

Confira o currículo do secretariado de Gladson Cameli

JOSÉ RIBAMAR TRINDADE DE OLIVEIRA (Gabinete Civil) – ADVOGADO – Coordenador da Equipe de Transição – Graduado em Direito, tem especialização em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas e em Direito Tributário pela Universidade Cândido Mendes. Atualmente é Assessor Técnico do Tribunal de Contas do Estado (TCE) há 17 anos, já presidiu várias comissões de licitações, atuou como gerente administrativo do Serviço de Abastecimento e Água de Rio Branco (Saerb), e também no setor empresarial e bancário.

MARIA ALICE ARAÚJO (Secretaria de Gestão Administrativa) – ENGENHEIRA CIVIL – Funcionária de carreira da Caixa Econômica Federal (CEF), foi secretária municipal de obras de Rio Branco, presidente da COHAB/Acre, assessora no Senado Federal e Câmara Federal, Diretora do Departamento do Cadastro Único do Ministério do Desenvolvimento Social-MDS, entre outros.

SEMÍRAMES MARIA PLÁCIDO DIAS (Secretaria da Fazenda, Indústria e Tecnologia) – CONTABILISTA – MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria e MBA em Gestão Pública com ênfase em Controle Externo. É Auditora de Controle Externo no Tribunal de Contas do Estado do Acre, desde janeiro de 2009. Atuou como Inspetora Geral de Controle Externo da 3ª IGCE; Inspetora Geral de Controle Externo da 2ª IGCE; atualmente exercendo o cargo de Diretora de Auditoria Financeira e Orçamentária – DAFO e na Coordenação do Grupo de Informações Estratégicas do Controle Externo (GAICE).

MAURO SÉRGIO FERREIRA DA CRUZ (Secretaria de Educação, Cultura e Esporte) – FILÓSOFO – Mestre em Educação, Especializado em Gestão Escolar, Graduado em Teologia e Mariologia pela Pontifícia Facoultà Marianum de Roma/Itália. Atualmente é diretor de ensino da escola estadual Professora Heloísa Mourão Marques e vice-diretor de ensino da Faculdade Diocesana São José (FADISE).

RAPHAEL LUIZ BASTOS JÚNIOR (Secretaria de Planejamento) – Graduado em Sistema de Informação. Atuou como Superintendente Regional da Fundação Nacional de Saúde; Secretario Parlamentar na Câmara Federal; Assessor Especial de Planejamento, na Secretária de Articulação Institucional; Gerente de Logística e Suporte na PMRB; Chefe de Divisão de Desenvolvimento da PMRB.

THIAGO RODRIGUES GONÇALVES CAETANO (Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo) – ENGENHEIRO CIVIL – Especializado em Avaliações e Perícias de Engenharia, especializado em MBA Executivo em Segurança no Trabalho e Meio Ambiente, Mestre em Processos Construtivos e Saneamento Urbano. Um dos pioneiros em Avaliações e Perícias no Estado do Acre. Atuou como Supervisor da unidade local do DNIT de 2015 a 2017 e como Superintendente do DNIT de 2017 a 2018. Foi o primeiro fiscal do DNIT nas obras da Ponte sobre o Rio Madeira.

ANA PAULA CAMELI (Secretaria de Inclusão Social) – ADVOGADA -especializada em Direito Público. Trabalhou no Ministério Público do Estado (MPE); atua como presidente de honra do Movimento Mulher Progressista e em vários projetos voltados para questões sociais como o Berço da Cidadania, que trabalha pela conscientização e apoio a jovens que engravidam na adolescência.

SILVANIA PINHEIRO DINIZ (Secretaria de Comunicação) – JORNALISTA – Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela União Educacional do Norte (Uninorte). Especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing Político pela União Educacional do Norte (Uninorte). Mestre em Letras: Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Ingressou no jornalismo aos 17 anos, atuando como repórter, tornando-se posteriormente editora-chefe do jornal O Rio Branco. Foi editora de política e editora-chefe do jornal A Gazeta, além de cofundadora do portal ContilNet Notícias. Trabalhou como assessora parlamentar na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, sempre ao lado de Gladson Cameli. É primeira-secretária da executiva do Progressistas no Acre.

ELIANE PEREIRA SINHASIQUE (Secretaria de Turismo e Economia Empreendedora) – JORNALISTA – Graduada em Comunicação Social/Publicidade e pós-graduada em Didática e Docência do Ensino Superior. É jornalista, radialista, publicitária, foi a primeira assessora de comunicação do Sebrae-AC, foi professora universitária, é escritora e empresária. Foi também a deputada estadual mais votada na capital do Acre nas eleições de 2014. É presidente da Fundação Ulysses Guimarães no Acre. É também presidente do MdBelas Rio Branco.

ALYSSON BESTENE LINS (Secretaria de Saúde) – CIRURGIÃO DENTISTA – Especialista em prótese dentária, com área de atuação em Implante Dentário. Professor do Centro Universitário Uninorte, no Curso de Odontologia. Especialização em Didática e Docência do Ensino Superior. Já presidiu o Sindicato dos odontólogos por dois mandatos, foi membro efetivo do Conselho Estadual e Municipal de saúde e Vereador do Município de Rio Branco de 2009 a 2012.

AC24HORAS

Sair da versão mobile