MAIS

    Câmara tem clima de campanha na véspera da eleição para presidente; sete nomes estão na disputa

    Por

    Por Fernanda Calgaro- G1

    A Câmara dos Deputados viveu um clima de campanha nesta quinta-feira (31), véspera da eleição para presidente da Casa.

    A votação está marcada para 18h de sexta-feira (1º). Também estão em disputa outros dez cargos da Mesa Diretora, responsável pela condução dos trabalhos legislativos e a gestão administrativa da Câmara. São duas vice-presidências, quatros secretarias (sendo quatro vagas titulares e quatro suplentes).

    Quase todos os candidatos à Presidência participaram na manhã desta quinta, ainda que por alguns minutos, de um curso de ambientação promovido pela Câmara para receber os novos deputados, com palestras sobre as regras da Casa.

    Em um auditório parcialmente ocupado, os candidatos fizeram discursos defendendo a independência da Câmara e pedindo votos.

    Em todas as entradas do prédio da Câmara e pelos corredores, profissionais contratados distribuíram adesivos e material de campanha com fotos dos candidatos.

    Candidatos à Presidência da Câmara discursaram em um curso de ambientação para deputados — Foto: Fernanda Calgaro/G1

    Candidatos à Presidência da Câmara discursaram em um curso de ambientação para deputados — Foto: Fernanda Calgaro/G1

    Pré-candidatos

    Sete nomes devem disputar a Presidência da Câmara, mas esse número pode ser alterado até horas antes da eleição.

    O atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), é candidato à reeleição. Apontado como favorito nos bastidores, ele foi o candidato que conseguiu abarcar o apoio oficial do maior número de partidos: são 15 até o momento.

    No entanto, como a votação é secreta, não há a garantia de todos os deputados das bancadas seguirão a orientação do partido.

    Novos presidentes do Senado e Câmara de Deputados serão escolhidos nesta sexta (1º).
    Novos presidentes do Senado e Câmara de Deputados serão escolhidos nesta sexta (1º)

    Novos presidentes do Senado e Câmara de Deputados serão escolhidos nesta sexta (1º)

    Atual primeiro-vice-presidente da Câmara, o deputado Fábio Ramalho (MDB-MG) vai disputar como candidato avulso, uma vez que não tem o apoio do seu próprio partido. O MDB resolveu ficar com Maia.

    Na mesma situação está o deputado Ricardo Barros (PP-PR), já que o PP declarou o voto em Maia.

    O deputado João Henrique Caldas (PSB-AL), conhecido como JHC, que inicialmente sairia também como avulso, conseguiu o aval da sua legenda após fracassar uma articulação do PSB com outros partidos da esquerda para apoiar um candidato em comum.

    Candidato pelo Novo, Marcel Van Hattem (Novo-RS) espera conquistar o voto dos parlamentares de primeiro mandato com um discurso de renovação.

    Pelo PSOL, o candidato será Marcelo Freixo (PSOL-RJ), que fará seu primeiro mandato como federal.

    O deputado General Peternelli (PSL-SP) entrou na disputa há poucos dias e não conta com o apoio oficial do PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro. Já no início de janeiro, a legenda declarou o voto em Rodrigo Maia.

    Para os demais cargos da Mesa, as maiores bancadas ou blocos têm direito a ocupar mais cadeiras. Diferentemente da presidência da Câmara, em que pode haver candidatura avulsa de qualquer partido, nos cargos da Mesa só podem concorrer a vaga candidatos que forem da mesma legenda.