O deputado Jenilson Leite ( PCdoB), presidente em exercício da ALEAC, recebeu no plenário da Casa os povos Huni Kui ( Kaxinawa na língua portuguesa). Os indígenas da etnia estão na capital do Estado para participar da IV conferência dos povos Huni Kui do Acre.

Os indígenas cobram do governo mais investimentos na educação, saúde, meio ambiente e cultura.

Antes de ser recebido em plenário, os indígenas realizaram uma manifestação na frente da Assembleia Legislativa. No ato, ele pediam a presença do governador Gladson Cameli para que possa conhecer e ouvir a voz da população que vive isolada nas aldeias e esquecida das políticas públicas.

Eles também cobram a indicação de um assessor dos povos indígenas. Que é o principal elo dos povos indígenas com o poder executivo estadual.

O povo Huni Kui está presentes nas cinco regiões do Acre, divididos em 12 terras indígenas. Eles representam a maior população indígena no tocante as etnias.
A caminhada dos Huni Kui é uma demostração de força e resistência na luta contra o retrocesso no estado e no país, principalmente com a possibilidade da perca de autonomia dos seus territórios. “A morosidade do governo do Estado com relação a execução das políticas públicas, além da extinção da assessoria indígena, requer do nosso povos uma demonstração de resistência e repúdio contra tudo isso”, disse Zezinho Kaxinawa.
Os indígenas pediram que o legislativo dê o suporte necessário para que eles possam enfrentar os desafios nebulosos que se avizinha. “Pedimos o apoio dos parlamentares para que seja executado as políticas públicas tão prometidas em época de campanha. E que é necessário para que possamos viver dignamente nas aldeias”, salientou Zezinho.
Jenilson Leite tem sido uma das vozes do parlamento a favor dos indígenas. Tendo apresentado projetos de lei e indicações que contempla a população indígena, por exemplo, a reforma de escolas, a implantação de água potável nas aldeias e a realização de ações de saúde para este povo.
Ninawa, presidente da Federação dos Povos Indígenas Huni Kui, agradeceu o espaço dado a eles na Casa do povo. Na qual, pode destacar a contribuição dessa população na economia, na cultura e na preservação do meio ambiente do Estado do Acre. “Durante esses dias estamos discutindo temas que serão de grande importância para o nosso povo. O primeiro deles é a representação do nosso povo para que a instituições saibam quem representa os Huni Kui. Além do fortalecimento cultural e o respeito as práticas culturais de nossa gente”, frisou.
Também fizeram parte da mesa que recebeu o povo indígenas os deputados Edvaldo Magalhães ( PCdoB), Neném Almeida ( Solidariedade), Antônia Sales ( MDB), Marcus Cavalcante ( PTB) e Daniel Zen ( PT).

Na sua fala, o deputado Jenilson Leite frisou que é necessário que o governo garanta pelo menos o mínino de auxílio financeiro aos povos indígenas. Segundo Leite, mesmo sem apoio do Estado , a população indígena através da realização de festivais consegue atrair centenas de turistas e recursos também para o Acre. O parlamentar ainda pediu o apoio da deputada Antônia Sales e Marcus Cavalcante para fazer este diálogo junto ao executivo. ” Quero ressaltar meu apoio aos povos indígenas e pedir que o governador tenha esse cuidado com essa gente. É preciso que invista no turismo, na saúde dessas pessoas. Não podemos esquecer dos nossos irmãos que vivem nas aldeias. Conte comigo nessa luta”.
Por Leandro Matthaus
Fotos: Jardy Lopes