MAIS

    Perpétua Almeida lidera o ranking de melhor atuação na Câmara Federal; Jesus Sérgio ocupa a vice-liderança

    Por

    Deputado Alan Rick é o quarto, Milani e Marcos sobem, Jéssica é a sétima e Flaviano é o mais faltoso e menos atuante até abril

    Por Romerito Aquino (*)

    Com 67 propostas legislativas, 38 discursos e titular em três comissões permanentes, a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB), vice-líder de seu partido, continua liderando, disparado, a atuação da bancada dos oito deputados federais do Acre nos três primeiros meses da atual legislatura da Câmara dos Deputados, iniciada em quatro de fevereiro deste ano.

    Segundo dados do Portal de Transparência da Câmara, nas missões primordiais atribuídas aos parlamentares eleitos pelo povo para legislar e fiscalizar o poder Executivo, a segunda posição em desempenho da bancada vem sendo disputada de maneira acirrada pelos deputados novatos Jesus Sérgio (PDT) e Mara Rocha (PSDB), com o primeiro voltando a ocupar a vice-liderança no terceiro mês da legislatura.

    Até 30 de abril, sendo titular em três comissões permanentes, o deputado Jesus Sérgio apresentou 33 propostas legislativas, sendo 13 projetos de lei, e proferiu um discurso. Titular em duas comissões e suplente numa terceira, além de ser vice-líder do seu partido, a deputada Mara Rocha apresentou 30 propostas, sendo 13 projetos de lei, e fez o total de seis discursos.

    Alan Rick é o mais assíduo da bancada acreana na Câmara

    Parlamentar mais assíduo da bancada, com 41 presenças em plenário durante as 45 votações da casa, o deputado federal Alan Rick (DEM) foi o quarto colocado em desempenho da bancada acreana na Câmara, tendo apresentado 20 propostas legislativas, sendo três projetos de lei e proferido sete discursos em plenário e um em comissão permanente.

    O quinto lugar em atuação parlamentar foi ocupado pela deputada Vanda Milani (Solidariedade), titular em três comissões permanentes e vice-líder de seu partido, que apresentou oito propostas legislativas, sendo uma de projeto de lei, e proferiu cinco discursos no plenário. O sexto lugar em desempenho ficou com o deputado Manoel Marcos (PRB), que apresentou seis propostas, discursou em comissão permanente e também foi um dos mais assíduos da bancada.

    Os deputados do MDB acreano, Jéssica Sales e Flaviano Melo, tiveram os desempenhos mais fracos da bancada acreana, com a parlamentar apresentando três propostas, sendo dois projetos de lei, não fez discurso e atua como titular em apenas uma comissão. Mais antigo da atual bancada, Flaviano Melo apresentou apenas duas propostas, fez apenas um discurso em plenário e foi o maior sumido da turma, pois faltou a 12 sessões da casa, sendo sete faltas justificadas e cinco não justificadas. 

    (*) Editor do site www.expressoamazonia.com.br.