MAIS

    “As queimadas são prejudiciais à saúde”, alerta Jenilson Leite

    Por

    Foto: Jardy Lopes

    O médico infectologista Jenilson Leite (PSB), vice-presidente da Assembleia Legislativa do Acre, em sua fala na sessão virtual dessa terça-feira (11), alertou à população sobre os danos causado pela fumaça. O deputado destaca que os focos de incêndios é alarmante e pede uma atenção dos moradores.

    O deputado explicou que a fumaça gerada a partir dos focos de incêndios, seja pelo produtor que faz o uso deste mecanismo para poder plantar, seja pelas pessoas queimam o lixo do seu quintal, causam problemas respiratórios, principalmente nas crianças e idosos. Além disso, o médico fez uma relação dos problemas da covid-19 com as fumaças.

    O infectologista ponderou que no período que estamos passando por uma pandemia, que afeta diretamente os pulmões, culminando com as fumaças, é uma situação prejudicial às pessoas. “ Quando temos mais focos de incêndio, por conseguinte, temos mais fumaças, e isso é uma situação complicada. Pois os problemas respiratórios aumentam. Fazendo com que mais pessoas procurem os hospitais, principalmente as crianças e idosos. Sendo que neste momento, o nosso foco é combater a pandemia do novo coronavirus”.

    Minha fala é para pedir prudência à população e mais fiscalização por parte dos gestores, sejam os governos municipais, seja o governo estadual, no sentido de conscientizar as pessoas. “Estamos vivendo um momento que a prudência é muito importante. E evitar as queimadas é mais importante ainda. Por isso peço isso aos moradores que evitem queimar o lixo nos quintais.  Porque se cada um de nós fizermos nossa parte, vamos ultrapassar essa situação mais forte e o resultado tende a ser melhor”, pede o parlamentar.

    Segundo dados, o Acre é um dos estados da Amazônia legal que mais têm registrados focos de incêndio. Um total de 991 casos, durante os meses de verão.