MAIS

    Jordão: Prefeitura aplica 2ª dose da vacina contra a Covid-19 na população ribeirinha do Rio Muru; na mesma ação foi realizado a Operação Gotinha

    Por

    A Prefeitura de Jordão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, aplicou a segunda dose da vacina contra a Covid-19 nos moradores das comunidades ribeirinhas do Rio Muru. A vacinação foi realizada na comunidade do Novo Porto, nesta quinta-feira (13).

    Para realizar a vacinação, a Prefeitura contou com o auxílio do helicóptero do Estado do Acre. Que transportou os dois técnicos de enfermagem ao local que foi aplicado o imunizante.

    A primeira dose tinha sido aplicada durante a ação de saúde itinerante, no mês de abril. Os moradores que estavam viajando ou contaminados com o vírus durante o período das atividades da Secretaria de Saúde na região, receberam a primeira dose nesta quinta-feira. Segundo o secretário municipal de Saúde, Oscar Sérgio, foram disponibilizadas 210 doses da vacina contra o coronavirus aos ribeirinhos.

    Residência na comunidade Novo Porto

     Operação gotinha

    Na mesma ação, os técnicos de saúde realizaram a Operação Gotinha. Que consiste na vacinação da população que vivem em área de difícil acesso para erradicar a poliomielite no Brasil. Os demais tipos de vacina que tem disponíveis na rede básica de saúde também foram levadas para ser aplicada na população rural.

     Comunidades do baixo Rio Tarauacá

    Amanhã, sexta-feira (14), a Secretaria de Saúde promove a aplicação da segunda dose aos moradores das comunidades do baixo Rio Tarauacá. O atendimento será realizado no seringal Alagoas. Uma equipe da Prefeitura baixou o rio realizando a mobilização dos moradores, desde o seringal Jaminawá ao Tabocal- ultima comunidade da divisa entre Jordão e Tarauacá. “Ás 7 da manhã, um helicóptero leva os técnicos para vacinar a população. Fizemos a mobilização hoje e amanhã vamos imunizar nossos moradores”, diz Oscar.

    Agradecimentos

    Em nome do prefeito Naudo Ribeiro e de todos os profissionais envolvidos na atividade, queremos agradecer ao governador Gladson Cameli e ao secretário de saúde Alysson Bestene, pela parceira. “A vinda do helicóptero tem sido fundamental para realizarmos esse trabalho. Que permite agilidade no deslocamento e na vacinação. E o resultado é a imunização do nosso povo, para que possamos voltar à normalidade”, disse Oscar, que mesmo acometido pelo vírus da covid-19 e da dengue, acompanha os trabalhos de forma remota.

    Ação Itinerante no Rio Muru

    Ação de saúde realizada no Rio Muru resultou em 2107 procedimentos. Sendo 793 exames laboratoriais, 187 procedimentos de enfermagem, aplicação de 391 de vacinas (210 covid), 98 procedimentos odontológicos e 638 consultas medicas.