MAIS

    Prefeitura de SP suspende preventivamente vacinação contra Covid de grávidas com comorbidades

    Por

    Por G1 SP

     Prefeitura de São Paulo suspendeu a vacinação grávidas com comorbidades, que deveria começar a ser feita nesta terça-feira (11), conforme calendário da gestão estadual.

    Segundo o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, a capital paulista não tem doses das vacinas da Pfizer e CoronaVac, os outros dois imunizantes usados no país, para manter a vacinação desse público. Ainda não há previsão de quando elas poderão ser vacinadas.

    Ainda de acordo com o secretário, a suspensão não afeta a vacinação das puérperas com comorbidades, que poderão ser imunizadas a partir desta terça (12).

    Aparecido também afirmou que a gestão municipal aguarda receber novas orientações do Ministério da Saúde.

    “Nossos técnicos acharam mais prudente suspendermos preventivamente a aplicação da AstraZeneca nas gestantes até que haja um posicionamento formal do Ministério da Saúde”, disse o secretário.

    Nesta terça (11), o estado de São Paulo começou a vacinar contra a Covid pessoas com deficiência permanente com idade entre 55 e 59 anos e metroviários e ferroviários. A expectativa é a de vacinar 140 mil pessoas nestes novos grupos prioritários.

    Novos públicos

    O próximo grupo no calendário estadual será o de pessoas com comorbidades com idade entre 55 e 59 anos, a partir da quarta-feira (12).

    Na sexta-feira (14), começa a vacinação de pessoas com idade entre 50 e 54 anos com doenças preexistentes ou deficiência permanente.

    E na próxima terça, dia 18, motoristas e cobradores de ônibus municipais e intermunicipais começarão a ser imunizados. Segundo o governo estadual, 165 mil pessoas vão receber a vacina nesta etapa.

    Vacinação na capital

    Na capital paulista, a vacinação ocorre em nove postos drive-thru, que foram reativados nesta terça (11). Os locais estarão abertos apenas para aplicação de primeira dose do grupo elegível.

    A aplicação de segunda dose ocorre nas demais unidades de saúde da cidade.

    468 Unidades Básicas de Saúde (UBS)

    De segunda a sexta, das 7h às 19h.

    Os endereços das unidades básicas de saúde podem ser acessados pela ferramenta Busca Saúde.