Portal Estado do Acre

Armênios escolhem novo Parlamento em eleições legislativas polarizadas

Nikol Pashinyan, premiê da Armênia, em centro de votação de Yerevan em 20 de junho de 2021 — Foto: LusiSargsyan/Photolue/Reuters

Por Anastasia Becchio, RFI — Yerevan

Os eleitores da Armênia vão às urnas neste domingo (20) para renovar o Parlamento em meio a uma disputa bastante polarizada.

As eleições legislativas foram antecipadas pelo premiê Nikol Pashinyan, após a derrota militar da Armênia para o Azerbaijão pelo controle da região de Nagorno-Karabakh, no final do ano passado.

Apesar dos mais de 2 milhões de eleitores armênios poderem escolher entre 25 listas, as eleições estão polarizadas entre dois lados: o de Pashinyan e o do ex-presidente Robert Kotcharian.

Uma parte do eleitorado acredita que a Aliança Armênia, partido de Kotcharian, é o único com experiência necessária para recuperar o país e garantir a segurança após a guerra.

Como argumento de campanha, Kotcharian usou sua experiência política contra o primeiro-ministro, que costuma ser acusado de populismo e incompetência, mas o ex-presidente é constantemente associado ao antigo sistema, visto como corrupto e detestado por uma parte da população.

Investigado e preso por corrupção e violação da ordem constitucional três vezes desde a chegada ao poder de Pashinyan, Kotcharian foi inocentado em abril.

Sair da versão mobile