Por G1
Ao menos 19 pessoas morreram e mais de 50 estão desaparecidas devido às fortes chuvas e inundações no oeste da Alemanha. Outras 2 morreram na Bélgica.
As fortes enchentes transformaram ruas em rios com correntezas violentas, que “varreram” carros, arrancaram árvores e causaram o desabamento de algumas edificações (veja nas imagens abaixo).
Oito mortes foram registradas no condado de Euskirchen. No de Ahrweiler, quatro pessoas morreram e cerca de 50 ficaram presas nos telhados de suas casas aguardando resgate.
Casas desabaram e foram arrastadas pelas águas na aldeia de Schuld, onde muitas pessoas estão desaparecidas e quatro mortes já foram confirmadas.
Outras duas pessoas morreram em porões inundados nas proximidades de Solingen e Unna. A polícia relatou outra morte no município de Rheinbach.
VEJA TAMBÉM:
- Merkel quase cochila em reunião online com cidadão sobre Covid; veja vídeo
- EUA, Argentina, Europa: Internação de Bolsonaro repercute na imprensa estrangeira
Trabalhos de resgate
Socorristas tentam evacuar pessoas que subiram nos telhados para se protegerem das chuvas, e dois bombeiros morreram durante os trabalhos de resgate nas cidades de Altena e Wedohl.
Os serviços de emergência abriram uma linha telefônica para coletar informações sobre os desaparecidos e pediram aos moradores que enviem vídeos e fotos que possam ajudá-los na busca.
As autoridades locais também pediram aos afetados que fiquem em casa e, se for possível, nos andares mais altos de seus edifícios.