MAIS

    Ex-aluna de escola pública ganha bolsa em 10 universidades internacionais: ‘Sonho em conhecer o mundo’

    Por

    Por Vanessa Ortiz, G1 Santos

    Conhecer o mundo. Esse é o sonho da ex-estudante de escola pública Rhayssa Braz, de 18 anos. Moradora de Santos, no litoral de São Paulo, há pouco mais de um ano ela viu a oportunidade de realizá-lo por meio dos estudos, e decidiu se candidatar em diversas universidades internacionais. Ela conquistou bolsas de estudos em dez delas, e escolheu o programa das instituições Zayed University e Minerva University, por meio do qual passará por oito campi ao redor do mundo. Agora, ela tenta juntar dinheiro para embarcar nessa aventura.

    Ao G1, Rhayssa contou que sua vida foi marcada por muitas dificuldades, principalmente porque ela foi criada apenas pela mãe e a avó paterna, que mantinham até três empregos cada para dar uma vida confortável a ela. Apesar da vida simples, a jovem que mora no bairro Campo Grande sempre sonhou em conhecer vários lugares do mundo. Devido a isso, começou a pesquisar sobre bolsas de estudos em universidades internacionais.

    Rhayssa chegou a participar de concursos de redação, e ganhou uma bolsa de estudos na Universidade de Cambridge, no Reino Unido, mas não conseguiu ir devido à falta de condições financeiras. Mesmo assim, não desistiu do sonho. Ela participou de 44 processos seletivos em universidades internacionais, sendo 43 nos Estados Unidos e uma em Portugal. Ela explica que pesquisou sobre cada uma delas para escolher a que oferecesse as melhores condições para estrangeiros.

    “Geralmente, as pessoas aplicam para 20, porque existe um site que faz uma coletânea das suas informações acadêmicas e mandam para elas, mas eu fui pesquisando. Apliquei para 44, para garantir que eu ia ser admitida, porque eu fiz o processo inteiramente sozinha”, explica. Até o início de julho, Rhayssa havia sido admitida em nove instituições, todas com bolsas de estudos de até 65%.