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    Olimpíadas de Tóquio: Por que os Jogos deixaram ‘rombo’ na economia do Japão

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    Estádios, hotéis e restaurantes vazios sem turistas estrangeiros, e a maioria dos negócios com poucos clientes.

    A decepção daqueles que investiram pesadamente no Japão na expectativa de um boom de negócios desencadeado pela Olimpíada foi brutal.

    É que o evento de Tóquio, que foi adiado no ano passado devido à pandemia de Covid-19, está ocorrendo sem torcedores e em uma região em estado de emergência devido à crise de saúde.

    Apesar dos protestos persistentes contra a realização dos Jogos e do fato de que dois terços da população japonesa se opõem a eles, as competições continuam.

     

    Mas não sem polêmica. Uma das grandes patrocinadoras do evento, a montadora Toyota, anunciou que não usará propagandas relacionadas às Olimpíadas de Tóquio devido à preocupação que existe no país em relação à pandemia.

    E alguns líderes empresariais no Japão, como Takeshi Niinami, CEO da empresa Suntory, declararam que os Jogos Olímpicos estão perdendo valor comercial como marca. Sua empresa decidiu não fazer parte dos patrocinadores.

    Especialistas do mundo financeiro como Takahide Kiuchi, economista do Nomura Research Institute, já haviam alertado para o problema.