MAIS

    Emídio Lessa, o menino que começou a vender verduras aos 9 anos de idade em Tarauacá, hoje é um empresário de sucesso

    Por

    Por Leandro Matthaus- Portal Tarauacá 

    A história de Emídio Lessa retrata da história de dezenas de milhares de crianças brasileiras, principalmente aquelas da região amazônica, que começam a trabalhar ainda pequeninos para auxiliar a família. Contudo, a grande a maioria dessas crianças, crescem sem estudo e sem perspectiva de um futuro melhor. Diferente do nosso personagem.

     Natural de Tarauacá, cidade do interior do Acre, Emídio Lessa, atualmente com 48 anos, começou sua trajetória aos nove anos de idade. Para ajudar nas despesas da casa, a mãe, a professora Hélia Lessa, mandava-o vender verduras. Com uma bacia cheia de hortaliça e pimenta sobre a cabeça, na década de 80, ele seguia pelas ruas do centro, de casa em casa, vendendo os ingredientes. Depois das vendas, ia estudar. A vida era dividia entre trabalho e estudo.  “Minha infância foi dentro de Tarauacá, trabalhando. Abri meus olhos para as vendas quando eu comecei a vender verduras aos nove anos.  Até então, em 1980, na cidade de Tarauacá, as pessoas não tinham esse negócio de verdura na feira do mercado, e minha mãe [Hélia Lessa], para ter renda para dar de comer a família, porque ela tinha separado do meu pai, para a gente sobreviver, mandava eu ir   vender verdura”, conta.

    Vida empresarial

    Quando chegou na idade adulta, Lessa trocou a venda de verduras por outros gêneros alimentícios, por exemplo, arroz. Um dos clientes daquele jovem era Raimundinho Damasceno, dono do grupo RI e maior fazendeiro do munícipio (na atualidade).Minha vida empresarial teve início quando comecei a revender produtos alimentícios para as pessoas, um dos clientes era o empresário Raimundinho Damasceno. Foi lá que eu vi que eu poderia ser o empresário que sou hoje, no ramo de venda, do jeito que os empresários bem-sucedido do município eram”, narra.

     Posteriormente, ele migrou de Tarauacá para Rio Branco (capitado do Estado do Acre). De lá, mudou-se novamente, dessa vez, o destino foi Cruzeiro do Sul, no ano de 2010. “ Chegando em Cruzeiro do Sul montei minha empresa, e hoje eu tô vendendo os produtos de ED Distribuição. Atendendo os municípios do Vale do Juruá (Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima), além de Tarauacá e Feijó”, disse ao Portal Tarauacá.

    Quando criança, Emídio só podia brincar aos sábados. “ A minha mãe só me liberava para brincar aos sábados. Eu vendia verdura durante toda a semana para sustentar a casa, junto com a minha mãe, que era professora. Mas o dinheiro da venda de sábado, ela me dava para pagar o cinema, no antigo Cinema do Natave. Com esse dinheiro eu também comprava peteca para brincar com os meus amigos”, salienta o empresário.

    Para Emídio, tudo que ele pegava, via uma oportunidade de ganhar dinheiro. “Eu já tinha um quengo para venda. Tudo que eu pegava, limão, frutas, eu via dinheiro naquilo. Então, eu saía vendendo para as pessoas. Fui sempre independente”.

    Ainda segundo Lessa, o lado de bom de ser empresário é a oportunidade que você tem de ajudar outras pessoas financeiramente. “ Quando Deus te abençoa e te abre a visão dos negócios, é uma oportunidade de você ajudar outras pessoas financeiramente. Tipo assalariado ou comissionado, que é quando as pessoas trabalham pra você, principalmente as pessoas mais carentes, que de uma certa forma estão precisando trabalhar”, pondera.

    Depois de longo anos de caminhada, Emídio Lessa é proprietário de uma empresa de médio porte, a ED Distribuição, com cinco funcionários e faturamento mensal de nove mil reais.

    Emídio Lessa

    Conselho do menino vendedor de verdura que virou empresário. “Entrar no mundo dos negócios é igual a gente construir uma casa. Começa com alicerce firme, de baixo pra cima , e sempre observando os erros que os outros cometem, porque a concorrência nas vendas é muito grande, então, é preciso ficar atento. Porque com a economia que nós temos, se a pessoa não tiver firme, ela desiste. Por exemplo, de 2010 a 2021, eu já quebrei, mas com erros e perseverança fui me e lapidando e conseguir me requer”.

    Conheça a ED Distribuição

    Trabalha com a linha de gel concentrado de desinfetante. Sendo que um litro do gel rende trinta porções, após ser dissolvido na água. Ou seja, a cada 500 ml de  gel, o rendimento são 60 frascos de desinfetante que são vendidos nos supermercados. Quem usa os produtos da ED Distribuição dão depoimentos da qualidade do produto. Telefone : 68 999969848