MAIS

    Salário  de marajá: ex-vereadora e mais dois servidores  da Prefeitura  de Cruzeiro do Sul  têm salários astronômicos

    Por

    Aquela história  de salário  de marajá,  termo usado para designar servidores  públicos  ou políticos  que recebem valores exorbitantes,   também está  presente  na folha salarial do município  de Cruzeiro  do Sul.

    Dados disponíveis  no Portal da Transparência, do mês  de abril de 2021, aponta que os proventos recebido pela  ex-presidente  da Câmara  de Vereadores de Cruzeiro do Sul,  Rocilda de Castro Sales, foi  de R$ 49 mil. Com os descontos,  a ex-parlamentar que é funcionária efetiva como técnica  de contabilidade,  faturou R$ 33. 935,97. 

    Valor acima do salário  do prefeito  Zequinha  Lima.  O chefe do executivo  municipal  recebem mensalmente  a quantia de 33. 949,47 reais. Quando descontado o IR e o INSS , o valor  fica no teto de 22 mil.

    Folha salarial do prefeito

    Além da ex-presidente  da Câmara  de Vereadores,  mais dois funcionários  efetivos também recebem valores acima de 30 mil. Carlos G. Onofre Guimarães,  ocupante  do cargo de digitador,  recebem 39 mil bruto ,  com os descontos, a renda fica na faixa dos 26 mil. 

    Já Manoel  Pereira , fiscal de tributo, fatura 32 mil, quando descontado os impostos  obrigatórios, o servidor fica com 21 mil.

    Os salários exorbitantes dos servidores não é  ilegal, haja vista que a Lei Orgânica  Municipal  assegura que os funcionários  quando ocupam funções  comissionadas encomporam os vencimentos  do cargo, após  deixar o posto.