MAIS

    Só 10 minutos de corrida já aumentam atividade cerebral, diz estudo

    Por

    Por Juliana Contaifer, Metrópoles

    Pesquisadores japoneses da Universidade de Tsukuba descobriram que apenas 10 minutos de corrida são suficientes para melhorar a função cognitiva e o humor. Estudos anteriores já haviam comprovado os benefícios da atividade para a saúde física, mas esse levantamento é um dos primeiros a mapear as consequências da corrida no cérebro.

    Os cientistas observaram o córtex pré-frontal, a parte do cérebro que está associada ao humor, pensamento e às ações. Poucos minutos da prática foram suficientes para aumentar o fluxo sanguíneo da região, indicando maior atividade cerebral. Segundo os pesquisadores, o movimento coordenado obrigatório para a corrida é bastante eficiente em dar trabalho ao cérebro.

    “Considerando a dificuldade de controle requerida para controlar o equilíbrio, movimento e propulsão durante a corrida, é lógico que teríamos um aumento da atividade neural no córtex pré-frontal e que outras funções da região iriam se beneficiar”, explicou o professor de bioquímica Hideaki Soya, ao site da universidade.