MAIS

    Pelo título do Mundial, Palmeiras enfrenta o Chelsea neste sábado (12)

    Por

    Palmeiras pode se tornar o novo campeão do Mundial de Clubes da Fifa neste sábado (12). O Verdão enfrenta o Chelsea, da Inglaterra, na final do torneio disputado nos Emirados Árabes Unidos, no estádio Mohammed Bin Zayed, às 13h30 (horário de Brasília). E, como disse o técnico Abel Ferreira, essa é a chance de “entrar para a eternidade”.

    Mundial de Clubes da Fifa teve a primeira edição realizada em 2000. Entre 2001 e 2004, não houve competição organizada pela Fifa, mas um torneio interclubes patrocinado pela montadora Toyota e feito por Conmebol e Uefa. O atual formato reúne campeões continentais e é disputado desde 2005.

    Este torneio, referente ao ano de 2021, pode ser o primeiro título do Palmeiras nos moldes atuais da competição —há controvérsias sobre o fato, já que o Verdão venceu, em 1951, o Torneio Internacional de Clubes Campeões e tem esse título reconhecido pela própria Fifa.

    Inclusive, na quarta-feira (9), o site oficial da entidade publicou uma matéria classificando este torneio como um campeonato mundial, o que gerou grande repercussão entre os torcedores, principalmente os palestrinos.

    De qualquer modo, o time paulista vem focado para a disputa contra os Blues. Esta será a sexta vez que o Verdão enfrenta um adversário inglês. O retrospecto é positivo, com duas vitórias, dois empates e uma derrota.

    O lateral-esquerdo Piquerez, em entrevista coletiva nesta semana, afirmou que “o Chelsea tem jogadores muito bons, que jogam por suas seleções, mas nós também temos as nossas armas. Nós temos de fazer a nossa partida e trabalhar da melhor forma para buscar o título durante os 90 minutos”.

    E a torcida palestrina será peça fundamental. Na partida da semifinal, contra o Al Ahly, do Egito, o estádio foi tomado pelos torcedores do clube, o que, segundo os jogadores, é uma inspiração a mais.

    Se conquistar o Mundial, Abel Ferreira se tornará o treinador que mais conquistou títulos internacionais com o Verdão. Campeão da Libertadores em 2020 e 2021, ele está empatado com Felipão, que conquistou a Libertadores de 1999 e a Copa Mercosul de 1998.

    “Não sei qual será o resultado, mas sei qual é o nosso propósito e sei o que temos de fazer. Temos confiança naquilo que precisamos fazer. Estou grato por estar aqui e tenho certeza de que os jogadores também. Competiremos, e o nosso propósito é ganhar, não há outra forma de encarar este jogo. Se eu quero ser o melhor, preciso ganhar dos melhores”, declarou o treinador.

    Este pode ser o segundo título do clube fora do Brasil. O primeiro foi justamente a Libertadores de 2021, conquistada em Montevideo, Uruguai.

    Uma curiosidade é que o arquirrival do Palmeiras, o Corinthians, venceu o Mundial de 2012 exatamente contra o Chelsea. Além disso, o time de Itaquera também venceu do Al Ahly, do Egito, na semifinal.

    Por CNN Brasil