MAIS

    Aneurisma cerebral: entenda o que é o diagnóstico recebido por Juliette

    Por

    Por Roberto Peixoto, g1

    A ex-bbb Juliette Freire relatou em entrevista a Pedro Bial como foi o diagnóstico de aneurisma cerebral que recebeu durante um check-up, e que acabou não sendo confirmado após uma intervenção médica em São Paulo.

    O aneurisma é uma complicação de saúde que atinge principalmente mulheres por volta dos 50 anos de idade e que fumam. A mesma doença matou a irmã dela, Julienne, que morreu em decorrência de um AVC, causado por um aneurisma cerebral que se rompeu quando ela tinha 17 anos.

    A doença é grave pois caso não descoberta logo pode acarretar em sérios riscos para a saúde e qualidade de vida do paciente.

    Abaixo, entenda o que é a complicação, seus principais sintomas e quais os tratamentos.

    O aneurisma é uma dilatação dos vasos sanguíneos, uma fragilidade na parede da artéria, a via onde circula o sangue do nosso organismo.

    Enrico Ghizoni, diretor da Neurocirurgia da UNICAMP, explica que é possível fazer uma analogia com um pneu de uma bicicleta.

    “Quando a câmara de um pneu de uma bicicleta está mais frágil, forma-se uma bolha nela. Então aneurisma é mais ou menos parecido com isso porque a parede do organismo é bem mais fina do que a parede do vaso”, explica.

    O aneurisma cerebral, por sua vez, acomete as artérias intracranianas, que nutrem o nosso cérebro.