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    INSS retoma atendimento presencial sem agendamento prévio em abril

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    Por Letícia Holanda

    As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem retomar gradualmente o atendimento presencial a partir de abril, sem necessidade de agendamento prévio. As condições para o retorno foram detalhadas em uma portaria publicada nesta quarta-feira (2/3) no Diário Oficial da União (DOU).

    O atendimento presencial foi liberado aos poucos entre o fim de 2020 e início de 2021, mas estava condicionado ao agendamento prévio dos segurados, feito no “Meu INSS“, via internet ou aplicativo, ou pelo telefone, discando o número 135. No próximo mês, porém, a medida deixa de ser obrigatória.

    A portaria estabelece algumas medidas para o retorno das atividades nas Agências de Previdência Social (APS). Confira alguma delas:

    • Retorno gradual;
    • Formato de atendimento que não cause filas externas ou aglomerações no interior das APS;
    • Prevenção à proliferação do coronavírus no atendimento presencial, de modo a resguardar a segurança e saúde do público interno e externo envolvido no atendimento do INSS;
    • As unidades de atendimento devem estar com sua estrutura física e de atendimento adaptadas às medidas de segurança e saúde, em continuidade do enfrentamento da Covid e variantes.

    Metrópoles