Portal Estado do Acre

21 países não vacinaram nem 10% da população contra Covid-19, diz OMS

21 países do mundo não vacinaram não vacinaram nem 10% de suas populações contra a Covid-19, divulgou nesta segunda-feira (11) a Organização Mundial de Saúde (OMS). Ao todo, 68 países ainda não atingiram a meta de 40% de cobertura vacinal, estabelecida pela entidade para o final do ano passado.

Três países aparecem com 0% da população vacinada no relatório da organização: a Coreia do Norte, o Burundi e a Eritreia, os dois últimos no continente africano. Dos 21 que não têm nem sequer 10% de seus habitantes vacinados, 16 estão na África.

Completam a lista de índices mais baixos de vacinação o Haiti, o Iêmen, o Chade, a República Democrática do CongoPapua Nova GuinéMadagascarCamarõesSudão do SulMalauiNigériaMaliTanzâniaBurkina FasoSenegalNígerSudãoSíria e Somália.

Em nota, a OMS observou que as baixas coberturas deixam as populações mais vulneráveis desses países em risco.

Além de cobrir 40% da população de todos os países até o fim de 2021, a organização também estabeleceu a meta de 70% de cobertura vacinal contra a Covid-19 até meados deste ano. Poucos países, entretanto, atingiram o percentual até agora; o Brasil é um deles, com 81% da população vacinável já tendo recebido as duas doses do esquema primário. Cerca de metade dos brasileiros que estão aptos já receberam uma dose de reforço.

Por G1

Sair da versão mobile