MAIS

    Após empate em votação em comitê, senado inteiro dos EUA vai votar para decidir se aprova a primeira mulher negra na Suprema Corte do país

    Por

    A votação no comitê de Justiça do Senado dos Estados Unidos para aprovar o nome da juíza Ketanji Brown Jackson para a Suprema Corte do país deu empate nesta segunda-feira (4) com 11 votos para aprová-la e o mesmo número de votos que a rejeitaram.

    Com o empate no comitê, agora, a aprovação de Jackson deverá ser decidida até o fim desta semana, com uma votação entre todos os senadores.

    Se se tornar ministra da Suprema Corte, Jackson será a primeira mulher negra a ocupar nesse cargo.

    A votação no comitê só foi feita depois de uma série de audiências. Nesses encontros, ficou nítido, mais uma vez, que há uma divisão no Legislativo dos EUA: os senadores do Partido Democrata fizeram elogios a ela, e os representantes do Partido Republicano fizeram perguntas para tentar caracterizá-la como uma ativista liberal perigosa.

    O Senado dos EUA é dividido exatamente ao meio, com 50 senadores de cada partido.

    Se todos os senadores democratas votarem em Jackson, ela será aprovada (quando há empate no Senado, a vice-presidente Kamala Harris tem um voto de desempate).

    Uma senadora republicana, Susan Collins, já disse que votará para aprovar Jackson.

    Por G1