MAIS

    Ex-CEO de banco vira conselheiro econômico de Lula

    Por

    O economista Gabriel Galípolo, de 39 anos, virou um dos principais conselheiros econômicos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

    Ele inclusive acompanha a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, no encontro que ela faz com empresários e integrantes do mercado nesta noite em uma residência no Morumbi, área nobre de São Paulo.

    Galippolo foi presidente do banco Fator e hoje tem uma consultoria financeira. Também é conselheiro da Federação das Indústrias do estado de São Paulo, a Fiesp.

    No passado, trabalhou na Secretaria Estadual de Economia e Planejamento quando José Serra era governador de São Paulo. É próximo também a Luiz Gonzaga Beluzzo, um dos economistas próximos ao PT.

    Ele aproximou-se de Lula depois de ter participado de uma live com o ex-presidente no ano passado com outros integrantes do mercado financeiro. Segundo fontes do PT, na ocasião Lula gostou de ouvir dele que nem todo o mercado é contrário ao ex-presidente e alinhado ideologicamente ao presidente Jair Bolsonaro mas que que os profissionais que atuam nesse meio querem fazer negócios, independentemente da linha política do ocupante do palácio do Planalto. Desde então, tem sido um conselheiro informal de Lula, Gleisi e também do ex-prefeito Fernando Haddad.

    CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.

    Por CNN Brasil