MAIS

    Prefeitura de Jordão e Estado capacitam cerca de cem professores na I semana pedagógica para o ano letivo  de 2022

    Por

     

    Durante duas semanas a Prefeitura de Jordão, através da Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte , junto com o Núcleo de Educação do Estado, promoveram a capacitação dos profissionais de educação que vão lecionar nas escolas rurais e urbana, seja da rede municipal, seja da estadual de ensino.

    Após dois anos de ensino  de forma híbrida nas escolas de Jordão,  as aulas serão realizadas de forma presencial. Vale destacar  que em 2021 na zona rural,  as escolas  do município  tiveram aulas presenciais. 

    Secretária Meire Sérgio

    Com o lema ” Primeira jornada pedagógica 2022: novo recomeço, novas estratégicas pedagógicas”, a formação abordou a organização estrutural e pedagógica do programa Caminhos da Educação, que atende alunos do ensino fundamental, anos iniciais e finais, como também alunos do ensino médio.

    Além de investir na capacitação educacional dos professores, o prefeito Naudo Ribeiro e a secretária de Educação Meire Sérgio tem investido na valorização dos professores do município, com a implantação do piso nacional do magistério com o reajuste salarial de 33% concedido pelo governo federal aos educadores.

    O primeiro Naudo acompanhou a formação continuada desde a abertura do curso, mas devido compromissos na capital Rio Branco, não pode estar presente na festa de encerramento , realizada na quinta-feira ( 14).

    Prefeito Naudo Ribeiro durante a abertura da I Semana Pedagógica

    A Secretária de Educação, Meire Sérgio, salienta que a formação é um processo enriquecedor para o bom desempenho dos professores, além de fundamental importância, após esses dois anos sem aula presencial. ” A formação pedagógica antecede o início das aulas e foi bastante enriquecidora . Tivemos a participação de cerca de cem professores do Município e do Estado, aprendendo novas estratégicas pedagógicas para esse recomeço. Também quero ser grato ao prefeito Naudo Ribeiro pelo apoio e compromisso com a educação, e a Luana Guimarães , gestora do Núcleo de Educação do Estado, pela parceria”.

    Prefeito Naudo Ribeiro e Secretária Meire Sérgio

    A formação continuada foi ministrada pelos professores Raimundo Vieira, Valdineis Albano, Belineide Andrade, as psicólogas Danielle Galvão e Gessica. ” Quero agradecer aos professores formadores por todo o empenho durante as duas semanas de curso, em especial, ao Raimundo Vieira e Valdineis Albano, que foram incansáveis durante toda capacitação. Ouvindo o depoimento dos docentes, podemos entender o quanto foi importante a semana pedagógica” , agradeceu a secretária Meire Sérgio.

    Professor Mauro Brito

    O professor de matemática da Escola Bernardo Abdon da Silva, Mauro Brito, destacou o aprendizado que obteve mediante a formação e agradeceu a gestão pelo olhar  cuidadoso com a qualificação dos educadores. ” Na Bernardo Abdon, já estamos com uma semana de aula, e nesses dias me senti apreensivo e notei isso nos alunos, mas a formação nos proporciona esse aprendizado e veio auxiliar neste recomeço”.

    Belineide, Célio e Elenilsa .. equipe do AEE

    Cabe destacar também que a Secretaria de Educação, através , da Coordenação do Atendimento Especial Especializado ( AEE), está montando quatro salas do AEE nas escolas Maria Correia ( alto rio Tarauacá), Ataliba Ximenes ( Novo Porto), Coronel Florêncio ( Alagoas) e Graziela Dr  Melo  Freire ( seringal Jaminawá). Devido a dificuldade de aprendizado dos estudantes,  ocasionado pelos problemas físicos e mentais de alguns, a coordenadora Belineide Andrade, junto com a Assistente  Social do Cras e a psicóloga da SEMEC, vão acompanhar de perto esses estudantes , conforme informado pela Secretária Meire Sérgio.