MAIS

    Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tarauacá realiza o Grito da Terra

    Por Leandro Matthaus

    Foto: Jardy Lopes

    Nesta segunda-feira( 25), a direção do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tarauacá e os produtores rurais do município realizaram o Grito da Terra no âmbito municipal. Que é uma prévia para o congresso estadual da FETACRE que vem ser realizado no mês de maio.

    Grito da Terra em Tarauacá. Foto: Jardy Lopes

    A assembleia com os sindicalistas e sindicalizados é um instrumento de discussão das necessidades dos trabalhadores rurais, que juntam suas reivindicações e levam para os gestores públicos nas três esferas do poder público. Dessa forma, mostrando a necessidade e anseios por ações governamentais que possibilitem ao homem do campo, acesso à saúde, à educação e o fomento da sua produção agrícola.

    Foto: Jardy Lopes

    Fernando Feitoza , diretor de formação do STRT e ex-presidente da entidade, destaca que o congresso do Grito da Terra é de fundamental importância para os trabalhadores. ” O congresso é importante para que a gente possa debater as políticas públicas , uma vez que estamos desassistidos pelo poder público municipal e estadual. E quando os trabalhadores se reúnem, estão dando um recado que querem serem ouvidos e assistidos. Por exemplo, no melhoramento de ramais , assistência técnica, crédito e escoamento da produção”, diz o líder sindical. Ainda segundo Fernando, nos últimos quatro anos , os trabalhadores estão abandonados pelo Governo Estadual e isso não é diferente com a gestão municipal. ” Temos ramais que estão há seis anos sem serem abertos e isso traz um impacto muito grande na vida do trabalhador, porque isso impossibilita o escoamento da produção e também de o trabalhador arcar com as dívidas no banco”, afirma.

    ” Estamos nessa assembleia com os nossos trabalhadores rurais de Tarauacá, para fazer nossas reivindicações dos direitos dos trabalhadores. Com a presença dos nossos apoiadores presentes, dentre eles, o deputado Dr. Jenilson. Eu gostaria que nesse momento que fizéssemos nossas pautas, alguém veja com os bons olhos, porque nós estamos passando por momentos difíceis. E na qualidade de presidente do STRT , eu vejo uma educação de má qualidade , sem saúde e a produção totalmente desvalorizada, por isso, a importância dessa assembleia”, afirma Eudes, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tarauacá.

    Foto: Jardy Lopes

    O ato contou com a presença do deputado estadual Jenilson Leite . Uma das principais vozes do Estado em defesa da classe trabalhadora. Também estavam presentes em apoio aos trabalhadores rurais, o vereador Manoel Monteiro, Lauro Benigno, ex-vereador e presidente do Sinteac, e Chagas Batista, que alem de ex-presidente do STRT já foi vereador e vice-prefeito de Tarauacá.