MAIS

    TARAUACÁ: NÚCLEO SENHORA DAS ÁGUAS CHEGA AOS 30 ANOS DE HISTÓRIA

    Por UDV.ORG.BR
    Alano Siqueira Costa, Jânio Melo da Silva e Carlos Gomes de Sousa*
    Em fevereiro de 1979, na cidade de Tarauacá, interior do Acre, Francisco Jânio Melo da Silva conheceu o Chá Hoasca através de Altenísio José de Albuquerque (in memoriam), então membro da sociedade do Sr. Augusto Jerônimo da Silva. Jânio seguiu distribuindo o chá na cidade, mas no início de 1990, o grupo se desligou. No final de 1991, o irmão Jânio fez contato com Sérgio Mello (in memoriam), que já pertencia à UDV e contou a situação dos irmãos de Tarauacá, que queriam conhecer a União do Vegetal. Sérgio Mello informou a ele o número do telefone do Mestre Carmiro, que também se dispôs a levar o assunto ao Mestre Braga, na época Mestre Geral Representante. Ele prontamente autorizou a ida do Mestre Adamir àquela cidade para atender aos discípulos.
    >> Clique aqui e acesse a Galeria de Imagens do Núcleo Senhora das Águas
    Mestre Adamir chegou a Tarauacá no dia 26 de abril de 1992, um domingo, apresentando-se a Jânio como Mestre Representante do Núcleo João Lango Moura (Rio Branco) e Mestre Central da 7ª Região. Ele estava autorizado pelo Mestre Braga para realizar na cidade a primeira Sessão do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, que ocorreu naquela noite, com a presença de 30 pessoas. Em uma bonita Sessão, Mestre Adamir explanou sobre a UDV com tamanha firmeza e de forma tão precisa que todos os presentes aceitaram ser discípulos desta sociedade.
    Mestre Adamir pediu que uma pessoa ficasse respondendo pela Direção, e por unanimidade foi escolhido o Sr. Francisco Jânio Melo da Silva. Assim, a irmandade foi autorizada a continuar realizando as Sessões de Escala, também graças ao auxílio e à confiança do Mestre Adamir, que ensinou lições de amor, humildade, amizade, perseverança e paz, plantadas com raízes fortes nesta irmandade.
    No dia 7 de novembro de 1992, a irmandade de Tarauacá recebeu a visita do Mestre Geral Representante, Mestre Braga, acompanhado do Mestre Adamir. Eles dirigiram uma Sessão para todos, na oportunidade, e Jânio foi autorizado a convocar os primeiros irmãos para o Corpo Instrutivo. No dia seguinte, foi feita a primeira Sessão Instrutiva. Em 12 de novembro de 1992, recebeu a Presidência o discípulo Francisco Assis de Lurdes Ponte.
    Prosperidade – A irmandade continuou prosperando, e em 1993, com a necessidade de um local mais apropriado para realizar as Sessões, os sócios compraram o terreno localizado na Chácara Três Irmãos, onde hoje está construído o Núcleo Senhora das Águas. Mestre Adamir acompanhou esse trabalho e, certa vez, uma pessoa (não sócia da UDV) perguntou o que estavam construindo ali e ele respondeu: “Uma oficina para consertar pessoas”.
    A presença de outros Mestres da Origem, a exemplo dos Mestres Paixão e Monteiro, fortaleceu cada vez mais aquele grupo de irmãos, que viram a Distribuição Autorizada de Vegetal se tornar Pré-Núcleo no dia 23 de junho de 1998, com o nome de Senhora das Águas, ocasião em que Mestre Adernilson recebe a camisa de M. Representante e foram convocados ao Corpo do Conselho os irmãos Edmilson Abreu, Cosmo, Ernandes e Railton. Em 26 de abril de 2006, o Pré-Núcleo é elevado a Núcleo, em Sessão dirigida pelo Mestre José Roberto, então M. Central da 7ª Região.
    Atualmente o Núcleo Senhora das Águas tem uma irmandade formada por 174 associados, 33 jovens e 49 crianças, com instalações confortáveis para a realização de suas atividades. Do Núcleo Senhora das Águas já se formou uma Distribuição Autorizada de Vegetal, no município de Jordão, e o Núcleo Água da Vida, em Tarauacá.
    Câmara homenageia fundadores da UDV em Tarauacá – A Câmara Municipal de Tarauacá realizou, em 22 de abril, Sessão Solene em homenagem aos fundadores da União do Vegetal nessa cidade. Mestre Adair recebeu (in memoriam) o título de Cidadão Tarauacaense. Maria Cremilda Dantas de Figueiredo e o e Francisco Jânio receberam o Título de Honra ao Mérito. A viúva de Mestre Adamir, Maria da Conceição Ferreira Lima e seu, filho Solidei Ferreira Lima, vieram especialmente do Ceará para o evento.
    *Alano Siqueira Costa é monitor do DMC do Núcleo Senhora das Águas, Jânio Melo da Silva é membro do Corpo do Conselho do Núcleo Água da Vida e Carlos Gomes de Sousa é membro do Corpo do Conselho e monitor do DMC do Núcleo Água da Vida (Tarauacá – Acre).
     
    fonte: https://udv.org.br/