MAIS

    Vereador Clerton Souza pede que a Prefeitura de Cruzeiro do Sul viabilize o transporte dos alunos para os Campi  da UFAC e do IFAC

    Por

     

    Nesta quinta-feira (7), overeador Clerton Souza ( PSD ) usou a tribuna da Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul para pedir que a Prefeitura do município, assim como fez a de Mâncio Lima, viabilize o transporte dos alunos que estudam nos campi universitários da UFAC e do IFAC. 

    Uma passagem de ônibus para ir e vir à UFAC e ao IFAC  custa seis reais por dia. O que torna inviável para os alunos de família carente e que dependem do transporte público para estudar. 

    O vereador propôs ainda que a Prefeitura, no caso da impossibilidade de viabilizar a passagem, arque com pelos menos a metade do valor da passagem. Ou seja, R$ 1,50.

    Nesta quinta-feira ( 07), a Prefeitura de Mâncio Lima anunciou que os acadêmicos do município terão transporte gratuito. 

    No seu discurso , o parlamentar ponderou que os ônibus do Programa Caminho da Escola, adquiridos com recursos do FNDE, também podem ser usado para essa finalidade . ” Hoje nós tivemos a informação de que o Município de Mâncio Lima está oferecendo o transporte Gratuito para os estudantes que cursam faculdade no Ifac e na Ufac no período noturno.

    Esses transporte é cedido através dos ônibus adquiridos com os recursos do Programa Caminho da Escola (que são aqueles ônibus amarelos).

    A Lei Federal 12.816, sancionada pela presidente da República no dia 5 de junho de 2013, em seu artigo 5º e parágrafo primeiro, garante aos universitários de todo o Brasil o direito ao uso dos Ônibus escolares do programa ‘Caminhos da Escola’ do Governo Federal para se deslocarem às cidades onde cursam o ensino superior.

     De acordo com a nova Lei as prefeituras não são mais proibidas de usarem os ônibus do programa para transportar os universitários”, disse Clerton.