MAIS

    Jenilson Leite cobra providência do Governo para resolver situação dos pacientes do TFD

    Por Leandro Matthaus, Estado do Acre

    O deputado estadual e médico infectologista Jenilson Leite (PSB) usou a tribuna do Assembleia Legislativa para cobrar providência da Secretaria estadual de Saúde (Sesacre) sobre a falta de transporte para os pacientes que fazem tratamento fora do domicílio. Uma vez que a situação tem se agravado cada vez mais e o governo assiste inerte o caso.

    Segundo o parlamentar, a demora para que seja marcado a consulta dos pacientes do TFD é bastante demorada, agora situação tem se agravado, com a falta do translado das pessoas que mais necessitam de atendimento, ou seja, aquelas mais humildes e que residem nos municípios do interior do estado.

    Além disso, o deputado salientou que os pacientes têm sido orientados ir para Rio Branco por conta própria, mas quando chegam na capital, sofre ainda mais para conseguir a consulta na Fundhacre. “Deputado Marcus Cavalcante, nós estamos acompanhando essa situação faz um tempo, mas na última semana, o problema se agravou ainda mais, principalmente com o relato de familiares dos pacientes residentes em Feijó, onde o TFD não tem garantido o translado das pessoas. Além disso, essas pessoas são orientadas a vir por contra própria para a Capital, e quando chegam, tem dificuldade de conseguir a consulta na Fundação Hospitalar devido desajuste no agendamento”, disse Leite.

    Jenilson afirmou que a fila de pacientes esperando por uma consulta é grande e o governo precisa  tomar providências.