MAIS

    Produção industrial cresce 0,3% em março, diz IBGE

    Por CNN Brasil

    produção industrial teve variação positiva de 0,3% em março, após alta de 0,7% do mês anterior, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira (3). Na comparação com 2021, o setor acumula queda de 4,5% no primeiro trimestre deste ano. Já no acumulado nos últimos 12 meses, o índice chegou a 1,8%.

    Com isso, em março, a produção industrial ficou 2,1% abaixo do patamar pré-pandemia, de fevereiro de 2020.

    André Macedo, gerente da pesquisa do instituto, afirma que a manutenção do comportamento positivo em fevereiro e março não conseguiu eliminar a perda de mais de 2% que ocorreu no mês de janeiro.

    De acordo com o especialista, as plantas industriais ainda percebem o aumento do custo de produção e refletem a escassez de algumas matéria-prima. “Além disso, a inflação vem diminuindo a renda disponível e os juros sobem e encarecem o crédito. Também o mercado do trabalho, que apresenta alguma melhora, ainda mostra índices como uma massa de rendimentos que não avança”, diz Macedo.

    A atividade com mais influência positiva no mês de março foi a de veículos automotores, reboques e carrocerias, com crescimento de 6,9%, segundo o IBGE. Funcionando como um “termômetro da indústria geral”, o setor marca o segundo mês de expansão, mas ainda assim, não recuperou o registado em janeiro.

    Outras atividades que contribuíram para a variação positiva de março foram: outros produtos químicos (7,8%), bebidas (6,4%) e máquinas e equipamentos (4,9%), além de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (7,9%), de couro, artigos para viagem e calçados (8,9%) e de indústrias extrativas (0,9%).

    Já entre as 12 atividades em queda, a principal influência foi dos produtos alimentícios, com recuo de 1,7%, interrompendo quatro meses consecutivos de alta, quando acumulou expansão de 14,9%.

    “Além de ter partido de um índice mais alto, alguns itens específicos, de produção mais volátil, como o açúcar, acabaram contribuindo para a queda no setor”, disse Macedo.