MAIS

    Perpétua apresenta projeto que acaba com rol taxativo da ANS

    Por Bruna Mello

    Após a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) apresentou o PL 1560/22, que torna exemplificativo o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde Suplementar.

    Na prática, o STJ decidiu que os convênios não são obrigados a cobrir tratamentos fora do rol da ANS. A decisão afeta diretamente autistas, pessoas com deficiências graves, doenças raras, dentre outras.

    Segundo Perpétua, o objetivo do seu projeto é garantir tratamento a todas as pessoas que pagam plano de saúde e tenha atestado e receituário médico, independente da lista de procedimentos da ANS.

    “O rol taxativo é criminoso, mata pessoas! Empurrará muitos autistas e tantas outros que tem plano de saúde para intermináveis filas de espera. A decisão do STJ é muito grave e emite sinais para uma nova jurisprudência, que pode passar a ser seguida por tribunais estaduais”, disse.

    E destaca: “Há anos a Justiça tinha um entendimento de que os planos de saúde eram obrigados a cumprir procedimentos e terapias que não estavam no rol da ANS, desde que receitadas pelo médico. Ou seja, os planos eram obrigados a cobrir todos os tratamentos, acompanhamentos e exames que o médico atestasse como necessários para garantir a saúde do paciente. O caso do acompanhamento de alguns procedimentos dos autistas, por exemplo, não estão no rol da ANS. Muitos tratamentos para câncer, próteses, entre outros, também não”.

    _Assessoria_