MAIS

    Prefeitura oferece 5 % de reajuste salarial e Sindicatos da Saúde de Cruzeiro do Sul suspendem greve no município

    Por Sandra Assunção,AC24HORAS

    Os servidores da saúde municipal de Cruzeiro do Sul, que estavam em greve desde o dia 31 de maio, suspenderam o movimento e retomam o trabalho nesta quarta, 22. A decisão, deliberada em assembleia, foi tomada depois que a prefeitura ofereceu 5% de reajuste salarial para a categoria como forma de recuperação das perdas salarias dos últimos dois anos.

    O acordo foi firmado entre os representantes sindicais das categorias de enfermeiros, técnicos, agentes de endemias, do Sindicatos dos Trabalhadores da Saúde- Sintesac, com a secretária Valéria Lima em reunião na sede do Conselho Municipal de Saúde.

    ” Logo depois da reunião com a secretária de Saúde nós fizemos uma assembleia no Sintesac e deliberamos voltar ao trabalho já amanhã ” , contou Alcione Borges, que representa os enfermeiros.

    Segundo a secretária Valéria Lima, o reajuste linear de 5% é o que a gestão pode oferecer agora sem ultrapassar os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal L.R.F.

    Quanto ao adicional de insalubridade, outra exigência dos sindicatos, a secretária informou que a prefeitura já solicitou um laudo técnico para determinar a possibilidade de inclusão de um adicional ao salário dos servidores. Assegurou ainda que a prefeitura está promovendo a atualização das letras conforme o previsto no Plano de Cargos Carreira e Remuneração, e a construção de um PCCR para as categorias que ainda não possuem o Plano.

    “ O prefeito Zequinha Lima reconhece a importância do trabalho dos servidores da saúde e de quanto são merecidos os aumentos salariais. Contudo, existem limitações no orçamento que devem ser consideradas pela gestão. O importante é o constante diálogo entre a gestão e os trabalhadores ”, disse a gestora da saúde.