MAIS

    China está preparada para defender sua soberania, diz porta-voz da Força Aérea do país sobre Taiwan

    Por Reuters

    A China “salvaguardará resolutamente a soberania nacional e a integridade territorial”, disse um porta-voz da Força Aérea neste domingo, referindo-se a Taiwan, à medida que as tensões aumentam sobre a ilha autônoma.

    O porta-voz da Força Aérea Shen Jinke foi citado pela mídia estatal dizendo em um show aéreo militar que a Força Aérea tem muitos tipos de caças capazes de circular “a preciosa ilha de nossa pátria”.

    A presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, número 3 na linha de sucessão presidencial, sinalizou na sexta-feira que estava embarcando em uma viagem à Ásia. Ela não mencionou Taiwan, mas a especulação de uma visita lá se intensificou nos últimos dias, alimentando as tensões.

    O gabinete de Pelosi disse que ela visitará quatro países asiáticos, a partir deste domingo, sem mencionar Taiwan em meio a intensa especulação de que ela pode visitar a ilha autogovernada reivindicada pela China.

    “Nancy Pelosi está liderando uma delegação do Congresso para a região do Indo-Pacífico, incluindo visitas a Cingapura, Malásia, Coréia do Sul e Japão”, afirmou o gabinete da deputada.