MAIS

    Ex-premiê Shinzo Abe é baleado no Japão

    Por g1

    O ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, de 67 anos, foi baleado durante discurso na cidade de Nara, no Oeste do Japão, na manhã desta sexta-feira (8) – noite de quinta, 7, no Brasil – informou um porta-voz do governo.

    Abe foi atacado por volta de 11h30, perto da estação Yamato-Saidaiji, e caiu. Imagem mostra o ex-premiê no chão, com as mãos no peito e com a camisa ensanguentada.

    Aos menos dois tiros foram disparados, informou um repórter da agência estatal de notícias “NHK”, mas não está claro se Abe foi atingido duas vezes.

    O secretário-chefe do gabinete, Hirokazu Matsuno, disse que não conhecia a condição de Abe. “Um ato bárbaro como esse é absolutamente imperdoável, não importa quais sejam os motivos, e o condenamos fortemente”, disse.

    O oficial do corpo de bombeiros local, Makoto Morimoto, disse que Abe estava em parada cardiorrespiratória, mesma informação divulgada pela “Kyodo News”. A NHK falou em “insuficiência cardíaca”, que significa que o coração não consegue bombear sangue o suficiente e fornecer o oxigênio necessário para o resto do corpo.