MAIS

    Instituições podem fazer cadastro para Exame Nacional de Residência

    Por Agência Brasil

    A partir desta quarta-feira, 20, até as 23h59 do dia 2 de agosto deste ano Instituições de saúde de todo o país podem aderir à edição 2022/2023 do Exame Nacional de Residência (Enare), realizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A estatal é vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

    Podem se cadastrar instituições públicas e privadas sem fins lucrativos que ofertam Programas de Residência Médica ou Programas de Residência em Área Profissional da Saúde (Uniprofissional ou Multiprofissional). Elas devem ser reconhecidos pelo MEC e possuir vagas autorizadas com financiamento das bolsas garantido. A formalização da adesão deverá ser feita por meio de cadastro institucional e assinatura eletrônica do Termo de Adesão.

    O Enare tem como objetivo otimizar a forma de selecionar os residentes, oferecendo benefícios para as instituições e para os próprios candidatos. Segundo o MEC, nas duas primeiras edições, as instituições participantes tiveram menos vagas ociosas, eliminaram os custos e a carga burocrática da realização dos exames individuais e ampliaram a qualificação da seleção. “Para os candidatos, o exame unificado apresentou vantagens como custo menor, data única para a realização das provas, aplicação em todas as capitais e algumas cidades-polo, possibilidade de escolha de onde o residente queria atuar, dentre outras”, avaliou a pasta em nota.