MAIS

    Presidente da Câmara dos EUA inicia turnê pela Ásia, mas não menciona Taiwan

    Por Money Times

    A presidente da Câmara dos Deputados dos Estados UnidosNancy Pelosi, inicia neste domingo uma turnê por quatro países asiáticos, afirmou seu gabinete, mas sem mencionar Taiwan, isso em meio a intensos rumores de que ela poderia visitar a ilha autogovernada que é reivindicada pela China.

    “A presidente Nancy Pelosi está chefiando uma delegação do Congresso com destino à região do Indo-Pacífico, incluindo visitas a Cingapura, Malásia, Coreia do Sul e Japão”, disse seu gabinete em um comunicado à imprensa.

    O comunicado revela que a visita incluirá esses países, mas não especificou se Pelosi, que é a número 3 na linha de sucessão presidencial dos Estados Unidos, pode fazer outras paradas.

    “A viagem se concentrará na segurança mútua, parceria econômica e governança democrática na região do Indo-Pacífico”, afirmou.

    Gregory Meeks, presidente do Comitê de Relações Exteriores da Câmara, será um dos membros da delegação.

    A China vê as visitas de autoridades dos EUA a Taiwan como um sinal que encorajaria a luta pela independência da ilha. Washington não tem laços diplomáticos oficiais com Taiwan, mas é obrigado por lei a fornecer à ilha meios para se defender.

    Uma visita de Pelosi seria uma demonstração dramática, embora não sem precedentes, do apoio dos EUA a Taiwan. O republicano Newt Gingrich foi o último presidente da Câmara a visitar Taiwan em 1997.

    O presidente chinês, Xi Jinping, alertou seu colega dos EUA, Joe Biden, na quinta-feira, que Washington deve respeitar o princípio de uma só China e “aqueles que brincam com fogo perecerão por ele”.

    Biden disse a Xi que a política dos EUA para Taiwan não mudou e que Washington se opõe fortemente aos esforços unilaterais para mudar o status quo ou minar a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan.

    O Ministério das Relações Exteriores de Taiwan disse na sexta-feira, após a ligação entre Xi e Biden, que Taiwan continuaria a aprofundar sua estreita parceria com os Estados Unidos na área de segurança.

    O porta-voz da Força Aérea chinesa, Shen Jinke, foi citado pela mídia estatal como tendo dito no domingo que Pequim “salvaguardaria de forma resoluta a soberania nacional e a integridade territorial”.

    Shen disse em um show aéreo militar que a força aérea tem muitos tipos de caças capazes de circular “a preciosa ilha de nossa pátria-mãe”, referindo-se a Taiwan.

    Ele disse que a “força aérea da China tem a firme vontade, total confiança e capacidade suficiente para defender a soberania nacional e a integridade territorial”.

    Um comentário de uma unidade do Exército de Libertação Popular no Weibo, uma mídia social chinesa semelhante ao Twitter, na sexta-feira – “Prepare-se para a guerra!” – recebeu 1,87 milhão de curtidas.