MAIS

    Relatório que pede cassação do mandato de Gabriel Monteiro é aprovado

    Por Maria Fernanda Firpo, Metrópoles

    O Conselho de Ética da Câmara do Rio Janeiro, composto por sete vereadores, aprovou por unanimidade, nesta quinta-feira (11/8), o relatório final do vereador Chico Alencar (PSol). O documento pede a cassação do mandato do vereador Gabriel Monteiro (PL) por falta de decoro.

    O ex-policial militar e youtuber é investigado pelas acusações de estupro, assédio e por criar vídeos falsos na internet. Para o relator do caso, a decisão aconteceu em um dia simbólico para o país, de enaltecimento da democracia.

    “O dia de hoje é simbólico porque não é mais meu relatório, mas do Conselho de Ética da Câmara, e acontece em um dia simbólico para a democracia. Um parlamentar tem o dever elementar de se comportar com elevação moral dentro e fora da casa. Ninguém tem a intenção de perseguir um colega”, disse.

    Votação no Plenário

    O processo de Gabriel Monteiro segue para o plenário e está previsto para ser votado na terça-feira (16/8). A votação será aberta e os parlamentares, assim como a defesa do ex-policial, terão o direito a fala. São 50 vereadores que podem votar, já que Carlos Bolsonaro (Republicanos) pediu licença do cargo para tratar de assuntos particulares.